Capital Político

Alerj encerra o ano com mais de 1,7 mil projetos apresentados

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) entrou em recesso na semana passada. Os deputados estaduais só voltam ao trabalho em fevereiro, salvo convocação extraordinária para votação urgente de projetos de interesse da população. Este ano, foram mais de 1.700 projetos apresentados pelos 70 deputados. Desses, 275 se tornaram leis, sancionadas pelo governador Cláudio Castro.


Novos representantes

Quando voltar do recesso, a Alerj terá novos representantes, que tomarão posse em janeiro, já que 5 deputados deixam a Casa para assumir o cargo de prefeito nas suas cidades e um para ser vice-prefeito. Tande Vieira (PP), em Resende; Andrezinho Ceciliano (PT), em Paracambi; Dr. Serginho (PL), em Cabo Frio; Luiz Cláudio Ribeiro (REP), em Mangaratiba; e Márcio Canela (União), em Belford Roxo. O deputado Eduardo Cavalieri (PSD) deixa a Alerj para ser vice-prefeito na cidade do Rio de Janeiro.


Sem polarização

“Estamos fechando nosso segundo ano na presidência e me orgulho muito do que fizemos. Aprovamos neste Parlamento muitos projetos que unem esquerda, direita e centro, mostrando que acima de qualquer polarização está o Estado do Rio com seus 92 municípios e mais de 16 milhões de habitantes”, comentou o presidente da Casa, deputado Rodrigo Bacellar (União).


Audiências Públicas

As comissões da Alerj realizaram mais de 325 reuniões e audiências públicas em 2024. Um exemplo foi a CPI dos Planos de Saúde, que atuou para defender a manutenção de contratos de pessoas com deficiência, afetados por cancelamentos unilaterais. Além dela, a Casa também conduziu cinco CPIs, sete Comissões Especiais e duas Comissões de Representação ao longo do ano.


Parlamento juvenil

A 15ª edição do Parlamento Juvenil contou com 95 estudantes, registrando um recorde de representatividade feminina, com 62% de mulheres. A jovem Thayllane Nascimento, de Rio Bonito, foi eleita presidente, reforçando o protagonismo feminino no Legislativo.


Jornada G20

O Fórum de Desenvolvimento Estratégico promoveu a Jornada G20 no Palácio Tiradentes, sede história da Alerj, reunindo sociedade civil, empresas e especialistas para discutir estratégias globais. “A gente começou um ano fazendo muitas coisas e terminou com chave de ouro, com conferência, com o Fórum da Assembleia Legislativa também fazendo a Jornada G20, produzimos um relatório que foi entregue à cúpula do G20 Brasil. Então, foram muitas coisas produtivas e o ano de 2025 promete muito mais”, disse Tia Ju, que ainda destacou a sua eleição para a Procuradoria da Mulher na Alerj.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

A coluna Capital Político é escrita por Sidnei Domingues, jornalista, advogado e apresentador de TV e Sérgio Braga, jornalista e colunista político.

Posts Recentes

O delegado atrás das grades

Por Nelson Lopes Caiu como uma bomba no PL de Jair Bolsonaro o pedido de…

10 horas atrás

Flup 2025 recebe programação especial do Sesc RJ

O Sesc RJ será parceiro da Flup 2025, a Festa Literária das Periferias, que acontece…

10 horas atrás

Seminário Empresarial de Turismo movimenta Maricá

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno,…

10 horas atrás

Meriti apresenta ações ambientais durante participação na COP 30

A Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria Municipal de Ambiente, Mudanças…

12 horas atrás

Fórum dos Hotéis Cinco Estrelas debate estratégias para o setor

Os gerentes dos hotéis cinco estrelas da Cidade do Rio de Janeiro participaram, na última…

12 horas atrás

PT vai apostar em influencers para ganhar eleição

O PT está atrás de influenciadores digitais para as eleições do ano que vem. O…

1 dia atrás