Capital

Alerj inicia nova edição do Parlamento Juvenil

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) dá início a mais uma edição do projeto Parlamento Juvenil (PJ), cujos estudantes escolhidos para compor essa fase, tomaram posse na sessão solene de abertura do projeto realizada nesta segunda-feira (27), no plenário do Palácio Tiradentes, sede histórica da assembleia.

Os jovens vão participar de diversas atividades durante toda a semana parlamentar, que se encerra na sexta-feira (1). Além das funções legislativas, nas quais terão vivências como deputados estaduais, também serão proporcionadas atividades culturais. Nesta terça-feira (28), os parlamentares juvenis realizam a defesa de seus projetos de lei.

Para o gestor do Parlamento Juvenil, Alessandro Santos, os compromissos planejados serão fundamentais para a formação dos estudantes. “Neste ano, temos um número bem expressivo de alunos e as atividades serão proveitosas para todos. Planejamos palestras educativas, sobre leis essenciais do Estado do Rio, além dos trabalhos de Comissão, que os parlamentares devem exercer”, explicou.

O programa completa 20 anos e a novidade é a grande maioria feminina: a bancada de alunas representa mais de 60%; dos 97 parlamentares juvenis, 59 são mulheres. Durante a solenidade, eles receberam diploma e assinaram o livro de posse, além de terem escolhido o presidente da edição, David Andrew Pires Silva, da cidade de Campos dos Goytacazes, e os integrantes da Mesa Diretora, na qual as meninas também estão em maior número.

Coordenador do projeto, o deputado Danniel Librelon (REP) explicou a importância da manutenção da iniciativa, que permite que jovens deliberem e votem os próprios projetos de lei.

“Essa é uma excelente ocasião para que os jovens aprendam e compreendam como o Parlamento fluminense funciona”, declarou.

Parlamento Juvenil da Alerj tem maioria feminina

O aumento da participação de jovens alunas nesta edição foi destacado como ponto positivo pela deputada Martha Rocha (PDT), que representou a bancada feminina da Alerj durante a sessão solene.

“A presença de mulheres na política é muito importante e garante o exercício da democracia e da cidadania de todos. Somos 52% da população brasileira e espero que a permanência das mulheres no Parlamento seja constante”, reiterou.

O subsecretário executivo da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), Windson Maciel, explicitou a relevância da iniciativa para o exercício da cidadania dos jovens. De acordo com ele, trata-se de um projeto que demonstrou impactos positivos em seus anos de atuação, fazendo com que os alunos levem esses conceitos e conhecimentos para a comunidade em que vivem.

Também estiveram presentes no evento os deputados Luiz Paulo (PSD), Professor Josemar (Psol), Carlos Macedo (REP) e Tia Ju (REP). A Banda do Corpo de Fuzileiros Navais tocou os hinos Nacional e o da Cidade do Rio de Janeiro.

Ex-parlamentares juvenis foram homenageados ao final da cerimônia. Kauan Santana, natural de São Fidélis, foi eleito presidente da última edição e retornou ao parlamento como monitor. “A juventude está muito bem representada com os atuais integrantes. São ótimas pessoas que vieram propor mudanças significativas no Estado do Rio”, disse.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Codin Incentiva promove serviços e negócios para Macaé

O Codin Incentiva acontecerá no próximo dia 28, em Macaé, no Norte Fluminense. Esta será…

60 minutos atrás

Black Friday: Procon Campos monitora preços

No próximo dia 29 acontece a Black Friday. Devido a data, a Secretaria de Proteção…

1 hora atrás

Ciclista riostrense de 12 anos é destaque no Estado

A ciclista de Rio das Ostras, Alícia Gomes, de apenas 12 anos, alcançou no último…

1 hora atrás

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

20 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

21 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

21 horas atrás