Concessionária suspende obras e reforça equipes na rodovia durante o feriado. (Foto: Divulgação)
O Carnaval 2026 já provoca mudanças no trânsito de Nova Friburgo, na Região Serrana. A Prefeitura implementou um esquema especial para garantir a realização dos desfiles das escolas de samba e a circulação segura dos foliões, com interdições em vias, alterações de sentido e restrições de estacionamento em diferentes bairros e distritos.
As mudanças não se concentram apenas na área central. A partir da madrugada desta sexta-feira (13), começa a movimentação dos carros alegóricos das escolas do Grupo A. Já na madrugada de domingo (15), será a vez das agremiações do Grupo Especial. O transporte das alegorias envolve bairros como Paissandu, Catarcione, Ypu, Olaria, Conselheiro Paulino e Duas Pedras.
A orientação da Prefeitura é que moradores evitem estacionar veículos nas ruas próximas às quadras e barracões das escolas durante as madrugadas, para prevenir transtornos e possíveis danos. Os trechos são considerados estratégicos para a manobra e o deslocamento das estruturas.
Durante os dias de desfile, haverá interdição total em importantes vias da área central, como a Avenida Alberto Braune (a partir das 13h nos dias de evento) e a Rua Duque de Caxias, no trecho entre a Avenida Alberto Braune e a Rua Giuseppe Mastrangelo. Também poderão ocorrer bloqueios nas ruas Monte Líbano, Farinha Filho e Almirante Barroso nos horários de dispersão das escolas.
Para garantir a fluidez do tráfego, o estacionamento estará proibido, a partir desta semana, em locais como a Praça Dermeval Barbosa Moreira, as avenidas Alberto Braune e Campesina Friburguense, a Rua Leuenroth e a Avenida Julius Arp, no trecho próximo ao Espaço Arp. A Prefeitura orienta os motoristas a ficarem atentos à sinalização para evitar multas e remoção de veículos.
Nos distritos, também haverá alterações. Em Lumiar, algumas ruas terão interdição total de fluxo e estacionamento proibido. Já em São Pedro da Serra, determinadas vias terão restrições de parada, estacionamento e circulação durante o período da festa.
Além das mudanças no município, a Rota 116 estima que cerca de 140 mil veículos circulem pela RJ-116 entre sexta-feira (13) e a Quarta-feira de Cinzas. Para atender à demanda, todas as obras na rodovia foram suspensas temporariamente e equipes atuarão 24 horas por dia, com guinchos, ambulâncias, viaturas de inspeção e apoio operacional. Também haverá reforço no atendimento nas praças de pedágio, com uso do sistema “papa-filas”.
A concessionária recomenda que os motoristas façam revisão preventiva nos veículos, respeitem os limites de velocidade e evitem o uso do celular ao volante ou a condução após o consumo de bebida alcoólica. A expectativa é de um Carnaval com mais segurança tanto nas avenidas quanto nas estradas da região.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
Por Nelson Lopes É como se não houvesse outro assunto na política do Rio e…
A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, entra no clima de Carnaval a partir…
A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, cidade no Norte Fluminense, recebeu, nesta semana, duas…
A cidade de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, passou a contar, nesta quinta-feira (12), com…
*Por Nelson Curvellano A promulgação da EC 132/23 consolidou a maior reorganização do regime tributário…
A Prefeitura do Rio apresentou, no último dia 5 de fevereiro, no Centro de Operações…