Nesta segunda-feira (25), Ana Tereza Basilio foi eleita presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rio de Janeiro (OAB-RJ) para o triênio 2025-2027, tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo na história da instituição. Com 52,97% dos 60.027 votos totais (31.810), Ana Tereza superou Marcello Oliveira, que obteve 35,23% dos votos válidos (21.133 votos). Os votos brancos e nulos representaram 11,8% do total.
Ana Tereza Basilio é uma figura de destaque no meio jurídico. Vice-presidente da OAB-RJ desde 2019, durante os dois mandatos de Luciano Bandeira, ela é bacharel em Direito pela Universidade Cândido Mendes e possui pós-graduação em Direito Norte-Americano pela Universidade de Wisconsin. Atualmente, atua como sócia do escritório Basilio Advogados, que atua na capital do Rio, Brasília, São Paulo e Curitiba.
Com uma carreira marcada pela atuação no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, onde foi desembargadora entre 2010 e 2015, Ana Tereza também é professora no curso de pós-graduação em Direito Eleitoral e Arbitragem da Fundação Getulio Vargas (FGV).
Além disso, Ana Tereza foi diretora da Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (2011-2013). Exerceu diversos cargos em comissões e conselhos de instituições jurídicas, incluindo a Ordem dos Advogados do Brasil e o Instituto dos Advogados Brasileiros. Em novembro de 2018, foi eleita vice-presidente da OAB/RJ para o triênio 2019-2021 e reeleita em novembro de 2021 para o triênio 2022-2024.
A vice-presidente eleita, Sylvia Drumond, é uma parceira fundamental da nova presidente. Segunda colocada na eleição de 2021 para o mesmo cargo, Sylvia optou por unir forças com Ana Tereza em uma chapa que celebrou a força feminina na advocacia fluminense.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
Pedro Gomes foi reeleito para presidir a 16ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil…
Por Juedir Teixeira* 1. Introdução No atual cenário de mercado, marcado pela rápida evolução tecnológica…
A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou,…
A Prefeitura de Maricá, no Leste Fluminense, por meio da Secretaria de Saúde, vacinou 13.250…
No último sábado (23), a sede do Conselho Comunitário de Mazombinha e Rio Preto, em…
Os hospitais federais do Rio de Janeiro deram início na segunda-feira (25), ao movimento pela…