Com expansão orçada em R$ 26 mi, aeroporto de Angra dos Reis terá capacidade duplicada

A pista do Aeroporto de Angra dos Reis, no Sul Fluminense, será expandida em 90 metros e, assim, duplicará o número de passageiros que passam pelo local, anunciou o governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro. A obra está orçada em R$ 26 milhões. A pista passará a ter 1.075 metros de extensão e, com isso, terá melhor mobilidade para receber aviões com maior número de viajantes.

A expectativa é que pelo menos 60 mil passageiros embarquem e desembarquem anualmente em aviões de médio porte, com até 20 pessoas cada. Atualmente, o máximo permitido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) é para chegadas e partidas com até dez passageiros. A área de 850 mil metros ganhará ainda uma marina, um centro de convenções, um hotel e um centro comercial.

“O Aeroporto de Angra é fundamental para impulsionar a capacidade de empreender de toda a Costa Verde”, destacou o governador Cláudio Castro.

As intervenções no local incluem ainda: a complementação do pátio de aeronaves e da nova pista de táxi, sinalização horizontal, recapeamento e ampliação da pista sobre o mar, implementação de balizamento noturno, iluminação de pátio, sinalização vertical e construção de cerca operacional.

De acordo com a Concessionária Angra Aeroportos, que administra o local, as melhorias eram esperadas há pelo menos 17 anos. A mudança, segundo o diretor da companhia, Marco Gravatá Galvão, “vai criar mais empregos, gerar mais renda e desenvolvimento para a região, sobretudo no setor de turismo” ressaltou.

A expectativa é que as obras gerem mil empregos diretos. A Secretaria de Estado de Transportes (Setrans) é a gestora das obras.

Aeroporto estratégico

O aeroporto de Angra dos Reis fica em local estratégico, entre as duas maiores metrópoles do país, São Paulo e Rio de Janeiro, e pode funcionar como opção para os que não são atendidos pelo sistema rodoviário entre as cidades.

Porém, atualmente, a estrutura existente no aeroporto comporta apenas voos executivos diurnos. Os novos investimentos do estado ajudarão a inserir o empreendimento na rota da aviação comercial nacional. A previsão de conclusão da primeira etapa das obras é para o final deste ano.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

14 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

15 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

15 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

17 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

17 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

17 horas atrás