Baixada Fluminense

APA com Parque Natural será criada em Belford Roxo

A cidade de Belford Roxo, cidade localizada na Baixada Fluminense, pode ganhar uma Área de Proteção Ambiental (APA) histórica com a criação do Parque Natural Municipal Bica da Mulata. O projeto, anunciado pelo secretário municipal de Meio Ambiente Flávio Gonçalves, prevê a ligação, através de um corredor verde, entre duas fazendas construídas no século XIX: a Fazenda do Brejo e a Fazenda Boa Esperança.

“Será uma área de proteção ambiental, na categoria de unidade de conservação de uso sustentável, aberta à população”, informou o secretário Flávio Gonçalves, que contou também sobre o entusiasmo do prefeito Márcio Canela com o projeto. “O prefeito abraçou a ideia que resultará na conservação de patrimônios históricos do município, ambiental, além de proporcionar lazer e entretenimento em um ambiente saudável, com acesso localizado no centro da Cidade, próximo à estação ferroviária”, relatou.

Atualmente, do casarão da Fazenda do Brejo, construído em 1815, restam apenas ruínas em meio à natureza. Em contrapartida, o casarão da Fazenda Boa Esperança permanece intacto e bem conservado. “A ideia é estabilizar as ruínas e transformá-las, juntamente com o casarão, em locais culturais de visitação pública”, frisou Gonçalves.

O projeto vem sendo discutido com diversas partes interessadas, incluindo representantes da Universidade Uniabeu, onde a Fazenda do Brejo está localizada, o proprietário da Fazenda Boa Esperança, empresário Jean Marcovald, e a direção da Bayer. “O corredor verde passará por um trecho das dependências da Bayer, motivo pelo qual a empresa está inserida no projeto”, explicou o secretário.

Audiência pública para discussão da APA e do Parque Municipal

Uma audiência pública para discutir a criação da APA e do parque municipal está prevista para março. O evento contará com a participação da sociedade civil e de empresários, oferecendo uma oportunidade para a população se engajar e contribuir com a iniciativa. A expectativa é que o projeto traga ganhos ambientais, históricos e culturais para Belford Roxo, além de promover a educação ambiental e o turismo na região.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Japeri recebe espetáculo sobre memórias e resistência

O Grupo Código, referência cultural de Japeri,na Baixada Fluminense, comemora duas décadas de trajetória com…

1 dia atrás

ABA/RJ estreia congresso na Sta. Úrsula

A Associação Brasileira dos Advogados, através da presidente da Comissão Previdenciária Estadual, a advogada Juliana…

2 dias atrás

Denker é destaque no Mondial de La Bière

O Rio celebra o Mondial de La Bière, no Pier Mauá, até 14 de setembro,…

2 dias atrás

Produção de grãos cresce 2,2% no Rio de Janeiro na safra 2024/25

Com aumento da área produtiva, o Rio de Janeiro registrou crescimento de 2,2% na produção…

2 dias atrás

Programa Acelera chega ao Rio para micro e pequenas empresas

No dia 23 de setembro, micro e pequenas empresas (MPEs) do Rio de Janeiro que…

2 dias atrás

Búzios sedia encontro nacional sobre turismo regional

Nesta semana, nos dias 11 e 12 de setembro, Armação dos Búzios, na Região dos…

2 dias atrás