Em maio usamos amarelo!

*Por Tamima de Souza

Desde 2014 se comemora o Maio Amarelo e nada como uma data comemorativa para chamar a atenção das pessoas. Infelizmente, essa comemoração é um alerta para os altos índices de mortos e feridos no trânsito.

Mortos e feridos no trânsito não podem ser encarados como um número numa tabela, mas como pessoas e vidas. O que acontece com essas vítimas gera consequências tanto sociais, quanto políticas e econômicas, já que essas vítimas sofrem lesões, físicas e/ou psicológicas, permanentes ou momentâneas, isso sem mencionar o abalo em seus familiares e amigos.

E essas vítimas não são poucas, tendo, inclusive, o DETRAN/RJ criado o NAVI – Núcleo de Apoio à Vítima de Trânsito, que fornece à vítima e seus familiares uma assistência, trabalhando como um verdadeiro grupo de apoio.

“Crimes de trânsito devem ser apurados para que a responsabilidade, direta e indireta, seja verificada, punindo-se os autores”

Tamima de Souza, advogada especialista em Trânsito e Mobilidade Urbana

Espanta-me a cada dia parar para pensar que os números de acidentes podem até ser menores que de alguns anos, entretanto a gravidade dos acidentes têm sido maiores, lotando as emergências dos hospitais e demonstrando a importância do Maio Amarelo.

Crimes de trânsito devem ser apurados para que a responsabilidade, direta e indireta, seja verificada, punindo-se os autores desses crimes e obrigando-os a indenizar exemplarmente as vítimas e/ou seus familiares pelos danos sofridos.

Diante desses pensamentos e no desejo de se reduzir os mortos e feridos no trânsito, penso que a sociedade fluminense deve neste mês refletir sobre o Maio Amarelo, reduzindo, assim, a violência no trânsito.


*Tamima de Souza, advogada, é sócia da sociedade Armando de Souza Advogados e presidente da Comissão de Trânsito e Mobilidade Urbana do Instituto do Advogados Brasileiros (IAB Nacional).

Posts Recentes

São Francisco de Itabapoana promove campanha sobre riscos de agrotóxicos

A Secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, está realizando a…

2 horas atrás

Campanha de vacinação contra o HPV começa em São Pedro da Aldeia

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia iniciou, nesta terça-feira (7), a campanha de vacinação…

3 horas atrás

Três praias de Saquarema conquistam o selo Bandeira Azul

A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…

19 horas atrás

CREA-RJ defende retomada da Linha 3 do metrô

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…

20 horas atrás

Jonas Dico é eleito prefeito de Três Rios

A população de Três Rios, na Região Serrana, foi às urnas neste domingo (5) escolher…

1 dia atrás

FlaMaster vence amistoso em Paulo de Frontin

Por Marcos Vinicius Cabral Com gols de Zé Roberto, Marcos Denner e Nelinho, o FlaMaster…

1 dia atrás