Leste Fluminense

Assembleia do BRICS+ em Maricá reúne líderes de 26 países

Com representantes de 26 países, Maricá foi palco, na última terça-feira (27), da Assembleia Geral da Associação de Cidades e Municípios do BRICS+, evento promovido pela Prefeitura de Maricá em parceria com a Associação Brasileira de Municípios (ABM). A reunião internacional teve como foco o fortalecimento da cooperação entre cidades, com discussões sobre desenvolvimento urbano, sustentabilidade, juventude, equidade de gênero e novas formas de governança.

A cerimônia de abertura, realizada no auditório principal do evento, contou com a presença de líderes políticos e institucionais. Entre eles, o prefeito de Maricá e presidente da ABM, Washington Quaquá; o prefeito de Kazan (Rússia) e presidente da Associação de Cidades e Municípios BRICS+, Ilsur Metshin; a prefeita de Cobija (Bolívia) e presidente da FLACMA, Ana Lucia Reis Melena; e o prefeito do Rio de Janeiro e presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Eduardo Paes.

Durante a abertura, Quaquá afirmou que o encontro marca o início de uma nova era de relações internacionais protagonizadas pelas cidades. “Estamos testemunhando o nascimento de uma ordem mundial mais justa, multipolar e respeitosa com as culturas. É nas cidades que podemos promover cooperação tecnológica, intercâmbio cultural e novos investimentos”, afirmou.

Ilsur Metshin reforçou o papel dos municípios como agentes da mudança global. “A Assembleia representa uma nova etapa em nossa organização. Precisamos fortalecer uma agenda comum e mostrar determinação para construir um mundo melhor”, declarou.

Eduardo Paes destacou a importância de fortalecer o financiamento das cidades por meio de bancos nacionais e internacionais. “As transformações sociais e climáticas acontecem nas cidades. É preciso garantir recursos e fortalecer a governança local”, disse.

Acordos foram firmados na Assembleia do BRICS+

Além dos debates, o evento resultou em acordos de cooperação internacional. Maricá assinou documentos que estabelecem Relações de Amizade com Petrozavodsk (Rússia) e um Memorando de Entendimento com a cidade de Independência (Peru). Também foram firmados acordos entre a ABM e associações de municípios do Panamá, Peru e Federação Russa.

Representando o governo federal, o secretário executivo da Secretaria de Relações Institucionais, Gustavo Ponce, afirmou que a agenda internacional precisa incluir os municípios. “Os desafios se manifestam nas cidades. Elas devem participar das negociações globais e trocar experiências concretas”, declarou.

Nesta quarta-feira (28), a comitiva internacional visita experiências bem-sucedidas em Maricá, como a Fazenda Pública Joaquín Piñero, a Casa Darcy Ribeiro e a exposição ‘Casa das Utopias’, que reúne projetos de Oscar Niemeyer. A programação inclui também visitas ao Banco Mumbuca, referência em economia solidária, ao Território do Futuro, Hub de Tecnologia e aos Centros de Educação Pública Transformadora (CEPTs).

O secretário de Relações Internacionais de Maricá, Jorge Castor, destacou a importância da integração. “Esse evento fortalece o papel das cidades na construção de um mundo mais justo e sustentável. Maricá está preparada para contribuir ativamente com essa agenda global”, afirmou.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Cachoeiras de Macacu recebe ambulâncias do SAMU 192

O município de Cachoeiras de Macacu, na Região Serrana do Rio de Janeiro, foi um…

12 horas atrás

Cidade do Rio supera meta de alfabetização

O Ministério da Educação divulgou, na última sexta-feira (11), os dados da avaliação nacional de…

14 horas atrás

Congresso Nacional debate futuro da comunicação pública no Rio

O III Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas (CNCTC) será realizado nos dias…

15 horas atrás

Campos reforça descarte correto de embalagens agrícolas

Há duas décadas, Campos dos Goytacazes conta com uma estrutura voltada exclusivamente para a coleta…

16 horas atrás

Mesquita prepara projeto para impulsionar agricultura local

A Prefeitura de Mesquita, na Baixada Fluminense, por meio da Subsecretaria Municipal de Agricultura, iniciou…

16 horas atrás

Roteiros turísticos destacarão atrativos da Barra da Tijuca

A partir do fim de julho, turistas hospedados na Barra da Tijuca contarão com uma…

17 horas atrás