Evento acontece na Barra de Maricá e reúne delegações de 26 países. (Foto: Bernardo Gomes)
Com representantes de 26 países, Maricá foi palco, na última terça-feira (27), da Assembleia Geral da Associação de Cidades e Municípios do BRICS+, evento promovido pela Prefeitura de Maricá em parceria com a Associação Brasileira de Municípios (ABM). A reunião internacional teve como foco o fortalecimento da cooperação entre cidades, com discussões sobre desenvolvimento urbano, sustentabilidade, juventude, equidade de gênero e novas formas de governança.
A cerimônia de abertura, realizada no auditório principal do evento, contou com a presença de líderes políticos e institucionais. Entre eles, o prefeito de Maricá e presidente da ABM, Washington Quaquá; o prefeito de Kazan (Rússia) e presidente da Associação de Cidades e Municípios BRICS+, Ilsur Metshin; a prefeita de Cobija (Bolívia) e presidente da FLACMA, Ana Lucia Reis Melena; e o prefeito do Rio de Janeiro e presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Eduardo Paes.
Durante a abertura, Quaquá afirmou que o encontro marca o início de uma nova era de relações internacionais protagonizadas pelas cidades. “Estamos testemunhando o nascimento de uma ordem mundial mais justa, multipolar e respeitosa com as culturas. É nas cidades que podemos promover cooperação tecnológica, intercâmbio cultural e novos investimentos”, afirmou.
Ilsur Metshin reforçou o papel dos municípios como agentes da mudança global. “A Assembleia representa uma nova etapa em nossa organização. Precisamos fortalecer uma agenda comum e mostrar determinação para construir um mundo melhor”, declarou.
Eduardo Paes destacou a importância de fortalecer o financiamento das cidades por meio de bancos nacionais e internacionais. “As transformações sociais e climáticas acontecem nas cidades. É preciso garantir recursos e fortalecer a governança local”, disse.
Além dos debates, o evento resultou em acordos de cooperação internacional. Maricá assinou documentos que estabelecem Relações de Amizade com Petrozavodsk (Rússia) e um Memorando de Entendimento com a cidade de Independência (Peru). Também foram firmados acordos entre a ABM e associações de municípios do Panamá, Peru e Federação Russa.
Representando o governo federal, o secretário executivo da Secretaria de Relações Institucionais, Gustavo Ponce, afirmou que a agenda internacional precisa incluir os municípios. “Os desafios se manifestam nas cidades. Elas devem participar das negociações globais e trocar experiências concretas”, declarou.
Nesta quarta-feira (28), a comitiva internacional visita experiências bem-sucedidas em Maricá, como a Fazenda Pública Joaquín Piñero, a Casa Darcy Ribeiro e a exposição ‘Casa das Utopias’, que reúne projetos de Oscar Niemeyer. A programação inclui também visitas ao Banco Mumbuca, referência em economia solidária, ao Território do Futuro, Hub de Tecnologia e aos Centros de Educação Pública Transformadora (CEPTs).
O secretário de Relações Internacionais de Maricá, Jorge Castor, destacou a importância da integração. “Esse evento fortalece o papel das cidades na construção de um mundo mais justo e sustentável. Maricá está preparada para contribuir ativamente com essa agenda global”, afirmou.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
Já pensou em provar uma múmia de nozes, uma bruxa recheada de Nutella ou um…
Terminou nesta quinta-feira (16) a imersão técnica realizada nas instalações nucleares de Angra dos Reis…
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, na última quarta-feira (15),…
A Prefeitura de Japeri realizou, nesta quarta-feira (15), uma reunião no Vale do Ipê, em…
Por Nelson Lopes O PT do Rio está rachado por algo que parecia consolidado: a…
Em uma iniciativa marcante de combate ao tráfico infantil por meio de soluções tecnológicas seguras,…