Baixada Fluminense

Inclusão e diversão no feriadão em Nilópolis

Em um clima de celebração de inclusão e união, o Parque Natural do Gericinó, em Nilópolis, foi palco do Piquenique Solidário, que reuniu famílias atípicas em um dia repleto de atividades e confraternização. Realizado nesta quinta-feira (30), feriado de Corpus Christi, o evento marcou o fechamento do mês dedicado às comemorações do Dia das Mães.

Organizado pelo Instituto Action em parceria com o Projeto Incluir e Conscientizar, e com o apoio cultural do pré-candidato a vereador Rodrigo Kekeu, o Piquenique Solidário teve como objetivo principal promover a inclusão social e a conscientização sobre a importância de um ambiente acolhedor e acessível para todas as pessoas, independentemente de suas condições físicas, sensoriais ou cognitivas.

“Comecei a trabalhar com o social há muitos anos e eu sigo buscando a dar continuidade naquilo que eu aprendi, onde me tocou. Então hoje, não gosto nem de usar a palavra levantar bandeira do autismo, mas hoje sou um ativista da causa autista. Me fez, primeiramente, um ser humano melhor, fez eu enxergar um mundo diferente em que preciso urgentemente de mais inclusão”, conta Kekeu.

“É minha obrigatoriedade como empresário, como munícipe de Nilópolis, como pré-candidato, como um agente político, lançar e fomentar mais ações como essa aqui dentro do meu município. Visando a inclusão, a inserção, o amor na família atípica, no dia a dia. Eu acho que, para ser bem resumido, o conceito hoje, a causa, ela não é minha, ela é do universo, ela se faz necessária, a gente respira essa necessidade. Estou muito feliz com esse evento, onde cerca de 400 pessoas vieram compartilhar um dia de alegria”, ressalta.

Além da inclusão, o evento promoveu a troca de experiências

Luciene Rodrigues, mãe de João Pedro, de 7 anos, que tem autismo, expressou a sua satisfação com o evento: “É muito importante para nós, pais de crianças atípicas, ter momentos como esse. É bom sentir que nossos filhos são aceitos e compreendidos, e nós podemos trocar experiências e aprender uns com os outros”, conta Luciene.

Outro apoiador cultural do Piquenique Solidário foi o Instituto Neurodiversidade, que tem um histórico de atuação na promoção da inclusão social e na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, com clínicas nos municípios de São João de Meriti, Nova Iguaçu e Queimados.

“Hoje o nosso principal público atendido é a população autista. Trabalhamos desde o diagnóstico, a avaliação neuropsicológica, a neurologia, até intervenção precoce ou intervenção tardia, com toda a gama de terapia multidisciplinar: Fonoaudiología, terapia ocupacional, musicoterapia, terapia alimentar para quem tem seletividade, psicopedagogia, fisioterapia… Além disso, temos o braço da capacitação, onde promovemos cursos, congressos e eventos. Lançamos agora a Caravana da Inclusão, que está rodando os municípios, oferecendo palestra gratuita, junto com parceiros, como o Rodrigo Kekeu, aqui em Nilópolis”, explicou o CEO do Instituto Neurodiversidade, Professor João Lucas.

O Piquenique Solidário ainda teve o apoio da Secretaria de Meio Ambiente de Nilópolis, que administra o Parque Natural do Gericinó; do vereador Alvinho e da “A Mídia Rio”.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Hospitais do RJ terão terapeutas ocupacionais obrigatórios

As equipes multidisciplinares dos hospitais públicos e privados do Estado do Rio de Janeiro passarão…

18 horas atrás

Festa do Aipim movimenta Tinguá com cultura e gastronomia

A tradicional Festa do Aipim está de volta ao distrito de Tinguá, em Nova Iguaçu,…

19 horas atrás

Creci-RJ intensifica fiscalização na Barra da Tijuca

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro (Creci-RJ) realizou, na última…

20 horas atrás

Prefeito de Teresópolis quer representante na Alerj

O prefeito de Teresópolis, Leonardo Vasconcellos (União), vai lançar a sua esposa, a primeira-dama Cláudia…

21 horas atrás

Nova regra zera tarifa de energia para famílias de baixa renda

A partir deste sábado (5), mais de 185 mil famílias de baixa renda atendidas pela…

21 horas atrás

Bayer promove roda de conversa sobre meio ambiente em Belford Roxo

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, promoveu,…

21 horas atrás