Abraãozinho conquistou a reeleição em Nilópolis.
Às vésperas do início da campanha eleitoral, marcado para 16 de agosto, o cenário político em Nilópolis, na Baixada Fluminense, é composto por três candidaturas ao Pode Executivo e 139 ao Legislativo. A cidade, conhecida como o berço da Escola de Samba Beija-Flor, apresenta clima de disputa, mesmo que o atual prefeito, Abraão David Neto o Abraãozinho, que tenta a reeleição, apareça em primeiro nas pesquisas. Outras duas candidaturas prometem desafiar a hegemonia estabelecida.
Abraãozinho foi eleito em 2020, sucedendo seu tio, Farid Abraão David, que governou a cidade de 2017 a 2020, quando faleceu vítima da Covid-19. Anteriormente, Farid também havia sido prefeito entre 2001 e 2008. A família Abraão David exerce influência política em Nilópolis desde a década de 1980 e tem muitos munícipes apoiadores.
Rogério Ribeiro (MDB), de 46 anos, é um dos principais adversários de Abraãozinho. Empresário e filho do atual presidente da Câmara Municipal de Nilópolis, vereador Zé Ribeiro, Rogério conta com o apoio de duas famílias influentes na Baixada, os Reis e os Picciani. A recente ruptura entre as famílias Sessim e David também enfraquece a posição do atual prefeito na corrida eleitoral.
Por fim, Marcus Lopes (PSOL), de 59 anos, sociólogo e ambientalista, surge como uma alternativa à tradicional disputa familiar. Representando a esquerda, Lopes propõe um projeto de cidade que busca romper com a hegemonia das famílias tradicionais, oferecendo uma visão de futuro distinta para Nilópolis.
A campanha eleitoral começa em 16 de agosto, com o pleito marcado para 6 de outubro. Cerca de 130 mil eleitores de Nilópolis terão a tarefa de decidir quem será o próximo prefeito e definir os 12 vereadores. Mais informações sobre os candidatos podem ser encontradas no site DivulgaCand, do TSE.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…
O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…
A população de Três Rios, na Região Serrana, foi às urnas neste domingo (5) escolher…
Por Marcos Vinicius Cabral Com gols de Zé Roberto, Marcos Denner e Nelinho, o FlaMaster…
O Rio de Janeiro realizou 807 transplantes de órgãos e tecidos no primeiro semestre de…
A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira…