Norte Fluminense

Belezas naturais e negócios impulsionam turismo em Macaé

Macaé, município localizado no litoral Norte Fluminense, tem aproveitado o período de feriados prolongados e fins de semana para se consolidar cada vez mais como destino turístico de destaque no país. Com 23 quilômetros de belezas naturais, como praias de mar aberto e dezenas de cachoeiras espalhadas pela região serrana, além de uma ampla rede hoteleira, a cidade demonstra potencial não apenas para o turismo de lazer, mas também para o segmento de negócios.

Um dos principais exemplos desse avanço é o Parque Nacional de Jurubatiba, que figura entre os dez parques nacionais mais visitados do Brasil, segundo lista divulgada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O local registrou um aumento expressivo de 123,2% no fluxo de visitantes entre 2023 e 2024, resultado que reflete o interesse crescente por atrativos naturais na região.

Outro indicativo positivo é a classificação de Macaé como categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro, do Ministério do Turismo. A avaliação leva em consideração critérios como o número de estabelecimentos de hospedagem, oferta de empregos formais no setor, além de estimativas de turistas nacionais e internacionais. A cidade detém o segundo maior número de leitos de hospedagem do estado do Rio de Janeiro, atrás apenas da capital.

Reconhecida tradicionalmente como um polo de turismo de negócios, impulsionado pela cadeia de petróleo e gás, Macaé tem diversificado sua imagem com ações voltadas para eventos e atrações de lazer. A Prefeitura mantém um Calendário de Eventos Anual que abrange diferentes públicos, além de investir em programações como Carnaval, Natal e Réveillon, que movimentam a economia local.

As belezas naturais de Macaé

Entre as praias mais frequentadas estão Cavaleiros, Pecado e Campista, que além de banhos de mar, oferecem condições ideais para esportes como surf e kitesurf. A Lagoa de Imboassica, um dos cartões-postais da cidade, é ponto de encontro para quem pratica stand up paddle e canoa havaiana.

Na região serrana, o turismo de aventura e o ecoturismo são grandes atrativos. Trilhas em meio à Mata Atlântica, paisagens exuberantes e cachoeiras como as do Sana, Frade e Glicério encantam visitantes em busca de contato com a natureza e atividades ao ar livre.

Com a combinação de infraestrutura, belezas naturais e investimentos públicos no setor, Macaé reforça sua vocação para receber turistas em diferentes épocas do ano, contribuindo para a geração de empregos e o fortalecimento econômico da cidade. A expectativa é que, com a visibilidade nacional e a diversificação de roteiros, o município siga expandindo sua posição de referência no turismo fluminense.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

O delegado atrás das grades

Por Nelson Lopes Caiu como uma bomba no PL de Jair Bolsonaro o pedido de…

7 horas atrás

Flup 2025 recebe programação especial do Sesc RJ

O Sesc RJ será parceiro da Flup 2025, a Festa Literária das Periferias, que acontece…

8 horas atrás

Seminário Empresarial de Turismo movimenta Maricá

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno,…

8 horas atrás

Meriti apresenta ações ambientais durante participação na COP 30

A Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria Municipal de Ambiente, Mudanças…

10 horas atrás

Fórum dos Hotéis Cinco Estrelas debate estratégias para o setor

Os gerentes dos hotéis cinco estrelas da Cidade do Rio de Janeiro participaram, na última…

10 horas atrás

PT vai apostar em influencers para ganhar eleição

O PT está atrás de influenciadores digitais para as eleições do ano que vem. O…

1 dia atrás