Ação surpreendeu passageiros nas estações Pavuna, Uruguai, Botafogo e Jardim Oceânico. (Foto: Divulgação/MetrôRio)
Uma viagem de metrô diferente, com destino ao universo das histórias. Na última terça-feira (20), a Bienal do Livro Rio e o MetrôRio realizaram a quarta edição do projeto Embarque na Leitura, iniciativa que distribuiu gratuitamente 2,5 mil livros dentro de composições do sistema metroviário do Rio de Janeiro. A ação ocorreu pela manhã nas estações Pavuna, Uruguai, Botafogo e Jardim Oceânico, surpreendendo os passageiros com literatura ao alcance das mãos.
A distribuição dos livros foi possível graças à parceria entre o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e a GL events Exhibitions, organizadores da Bienal do Livro Rio. Diversas editoras participaram da iniciativa, oferecendo títulos alinhados à programação do festival, que vai de aventuras e ficção a romances e clássicos da literatura. As obras contemplam públicos de todas as idades, desde o infantil até o adulto.
“A leitura é uma poderosa ferramenta de transformação social, e ações como essa reforçam nosso compromisso de aproximar o livro das pessoas, democratizando o acesso e valorizando a cultura”, afirmou Dante Cid, presidente do SNEL.
Tatiana Zaccaro, diretora da GL events Exhibitions, destacou o papel do metrô na experiência do público: “Levar livros para dentro do metrô é levar histórias para a vida real das pessoas. Queremos mostrar que existem diversas formas de trazer a leitura para nossa rotina”.
O projeto Embarque na Leitura integra o calendário de ações culturais do MetrôRio. “A ação é um incentivo ao hábito e à democratização do acesso à leitura. Representa ainda a oportunidade de oferecer uma experiência diferenciada aos nossos clientes, especialmente neste ano em que o Rio de Janeiro celebra o título de Capital Mundial do Livro”, disse Simone Pfeil, gerente Comercial e de Marketing do MetrôRio.
Participaram desta edição editoras como Companhia das Letras, Rocco, Sextante, Intrínseca, Darkside, Harper Collins, Grupo Record, entre outras.
A ação também antecipa o clima da Bienal do Livro Rio 2025, que será realizada de 13 a 22 de junho no Riocentro, na Barra Olímpica. A próxima edição promete ser a maior da história, com mais de 300 autores, 200 horas de conteúdo e o inédito conceito de Book Park, um parque literário com experiências imersivas e interativas voltadas a públicos diversos.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
O Secovi Rio deu mais um passo importante na consolidação de sua atuação como referência…
Em cerimônia na tarde desta terça-feira (20) o Presidente Lula reinaugurou o Palácio Capanema que…
O outono de 2025 traz perspectivas otimistas para o comércio varejista do Rio de Janeiro,…
Na última segunda-feira (19), o setor hoteleiro do Rio de Janeiro se mobilizou em mais…
A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) está com inscrições abertas para o processo…
A cidade de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, deu um passo relevante na…