Capital

Bienal do Livro leva literatura ao metrô do Rio

Uma viagem de metrô diferente, com destino ao universo das histórias. Na última terça-feira (20), a Bienal do Livro Rio e o MetrôRio realizaram a quarta edição do projeto Embarque na Leitura, iniciativa que distribuiu gratuitamente 2,5 mil livros dentro de composições do sistema metroviário do Rio de Janeiro. A ação ocorreu pela manhã nas estações Pavuna, Uruguai, Botafogo e Jardim Oceânico, surpreendendo os passageiros com literatura ao alcance das mãos.

A distribuição dos livros foi possível graças à parceria entre o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e a GL events Exhibitions, organizadores da Bienal do Livro Rio. Diversas editoras participaram da iniciativa, oferecendo títulos alinhados à programação do festival, que vai de aventuras e ficção a romances e clássicos da literatura. As obras contemplam públicos de todas as idades, desde o infantil até o adulto.

“A leitura é uma poderosa ferramenta de transformação social, e ações como essa reforçam nosso compromisso de aproximar o livro das pessoas, democratizando o acesso e valorizando a cultura”, afirmou Dante Cid, presidente do SNEL.

Tatiana Zaccaro, diretora da GL events Exhibitions, destacou o papel do metrô na experiência do público: “Levar livros para dentro do metrô é levar histórias para a vida real das pessoas. Queremos mostrar que existem diversas formas de trazer a leitura para nossa rotina”.

O projeto Embarque na Leitura integra o calendário de ações culturais do MetrôRio. “A ação é um incentivo ao hábito e à democratização do acesso à leitura. Representa ainda a oportunidade de oferecer uma experiência diferenciada aos nossos clientes, especialmente neste ano em que o Rio de Janeiro celebra o título de Capital Mundial do Livro”, disse Simone Pfeil, gerente Comercial e de Marketing do MetrôRio.

Participaram desta edição editoras como Companhia das Letras, Rocco, Sextante, Intrínseca, Darkside, Harper Collins, Grupo Record, entre outras.

Bienal do Livro acontece em junho

A ação também antecipa o clima da Bienal do Livro Rio 2025, que será realizada de 13 a 22 de junho no Riocentro, na Barra Olímpica. A próxima edição promete ser a maior da história, com mais de 300 autores, 200 horas de conteúdo e o inédito conceito de Book Park, um parque literário com experiências imersivas e interativas voltadas a públicos diversos.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Três praias de Saquarema conquistam o selo Bandeira Azul

A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…

7 horas atrás

CREA-RJ defende retomada da Linha 3 do metrô

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…

8 horas atrás

Jonas Dico é eleito prefeito de Três Rios

A população de Três Rios, na Região Serrana, foi às urnas neste domingo (5) escolher…

14 horas atrás

FlaMaster vence amistoso em Paulo de Frontin

Por Marcos Vinicius Cabral Com gols de Zé Roberto, Marcos Denner e Nelinho, o FlaMaster…

15 horas atrás

Transplantes no Rio somam 807 no semestre

O Rio de Janeiro realizou 807 transplantes de órgãos e tecidos no primeiro semestre de…

15 horas atrás

Campanha de Multivacinação começa em Nova Iguaçu

A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira…

15 horas atrás