Iniciativa vai ofertar cursos em diversas áreas a partir de agosto. (Foto: Divulgação)
A Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana, no Norte Fluminense, firmou um acordo de cooperação técnica com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), por meio das unidades SENAI e SESI, para ampliar as oportunidades de formação profissional na cidade. O pacto, que terá validade de dois anos, foi anunciado durante encontro que reuniu representantes da prefeitura, da Firjan e do setor empresarial local. O objetivo é oferecer cursos gratuitos voltados à qualificação da mão de obra e, consequentemente, contribuir para o fortalecimento do mercado de trabalho no município.
O grupo Firjan/SENAI/SESI foi representado por Maurício de Oliveira Rocha, coordenador operacional de Educação Profissional das unidades de Itaperuna e Santo Antônio de Pádua, além dos profissionais Bianca, Tarcisio e Elidia. Pela administração municipal, participaram o vice-prefeito Sávio Almeida, a secretária municipal de Assistência Social e Habitação, Julia Diniz, e a gestora de Tecnologia e Economia Solidária, Ester Ferreira.
Entre os cursos que serão oferecidos à população de forma gratuita estão: assistente de operação em logística, assistente de marketing digital, operador de computador, costureiro industrial e do vestuário, modelista e auxiliar de padaria e confeitaria. A previsão é que as aulas tenham início em agosto deste ano, com cronograma e vagas que ainda serão detalhados pela prefeitura e pela equipe técnica da Firjan.
A reunião contou também com a presença das empresárias Jussara Gomes e Tereza Braga, representantes do comércio local, que contribuíram com sugestões para a implementação dos cursos e reforçaram a importância de iniciativas voltadas à capacitação profissional como estratégia para estimular a economia e gerar novos postos de trabalho em Bom Jesus do Itabapoana.
A expectativa é de que a parceria fortaleça o desenvolvimento econômico local, amplie o acesso da população a oportunidades de qualificação e fomente a inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho. A prefeitura deve divulgar em breve os canais de inscrição e mais informações sobre os locais onde as capacitações serão realizadas.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…
O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…
A população de Três Rios, na Região Serrana, foi às urnas neste domingo (5) escolher…
Por Marcos Vinicius Cabral Com gols de Zé Roberto, Marcos Denner e Nelinho, o FlaMaster…
O Rio de Janeiro realizou 807 transplantes de órgãos e tecidos no primeiro semestre de…
A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira…