Variedades

Brasil e Índia discutem parcerias estratégicas no Rio

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Luiz Césio Caetano, participou na manhã da última segunda-feira (7) da cerimônia de abertura do Fórum Econômico Brasil-Índia. O evento, realizado no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, integra as atividades paralelas da Cúpula do BRICS e reuniu autoridades públicas e empresários dos dois países para debater oportunidades de cooperação em áreas estratégicas.

Com uma programação voltada ao fortalecimento da relação bilateral, o fórum promoveu painéis sobre temas como transição energética, indústria farmacêutica e ciências da vida, segurança alimentar, nova indústria, tecnologia e inovação, além do engajamento do setor privado rumo à COP-30.

Aproximação entre Brasil e Índia gera oportunidades

Para Luiz Césio Caetano, a aproximação entre Brasil e Índia pode gerar oportunidades significativas. “É de maior relevância essa proximidade entre o Brasil e a Índia, abrindo a possibilidade de novos negócios em economia verde, inteligência artificial, transição energética, entre outros temas que podemos melhorar a corrente de comércio. Hoje, o Rio de Janeiro e a Índia têm uma balança de comércio em torno de US$ 1,2 bilhão, mas sempre há pontos de convergência para explorar”, afirmou.

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, também destacou o potencial de complementariedade entre as economias dos dois países. Segundo ele, setores como biocombustíveis e tecnologia sustentável oferecem caminhos para uma cooperação de “ganha-ganha”, com a indústria assumindo papel central no avanço da agenda econômica e ambiental. “Com a cana de açúcar, o etanol, podemos ser protagonistas na produção de SAF (combustível sustentável de aviação). Vamos buscar a complementariedade, o ganha ganha, agregar valores aqui e acolá”, pontuou.

A cerimônia contou ainda com a presença de representantes do governo federal, como Ana Paula Repezza, diretora de Negócios da ApexBrasil; o embaixador Laudemar Aguiar, do Ministério de Relações Exteriores; e Márcio Elias Rosa, secretário-executivo do Ministério de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Comércio e Serviços (MDIC).


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Mostra Competitiva de Curtas está com inscrições abertas no RJ

O Cine Quatro Estações Mangaratiba, que tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio…

13 horas atrás

Clínica Veterinária Municipal de Nilópolis tem obras em andamento

As obras da Clínica Veterinária Municipal de Nilópolis, no bairro Nova Cidade, seguem em andamento…

14 horas atrás

Operação em Macaé remove fios soltos

A Prefeitura de Macaé iniciou, nesta segunda-feira (25), a operação de remoção de fios soltos…

14 horas atrás

Edital de projetos socioculturais é lançado pelo MetrôRio

O MetrôRio abriu nesta segunda-feira (25) as inscrições para o Edital Público de Seleção de…

14 horas atrás

Paracambi e UFRJ firmam parceria pela cultura afro-brasileira

A Prefeitura de Paracambi e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) celebraram, na…

15 horas atrás

Coronel Daniele assume comando do 11º BPM em Nova Friburgo

A coronel Daniele Ezequiel Farias assumiu, na última quinta-feira (21), o comando do 11º Batalhão…

15 horas atrás