Primeira dose contra sarampo é aos 12 meses de idade.
A Secretaria Municipal de Saúde de Búzios, na Região dos Lagos, iniciou ações de convocação de pais e responsáveis para a atualização da caderneta vacinal das crianças contra Sarampo, Caxumba e Rubéola. O objetivo é garantir a proteção diante dos casos confirmados de Sarampo no Estado.
A vacina Tríplice Viral é a principal forma de prevenção contra essas doenças. Ela deve ser administrada em duas doses. Segundo o Ministério da Saúde, a primeira dose é aos 12 meses de idade e a segunda dose de reforço aos 15 meses.
A doença é altamente contagiosa, sendo transmitida pelo ar por meio de gotículas respiratórias. Em casos graves, pode levar a complicações como pneumonia, encefalite e até óbito, especialmente em crianças menores de cinco anos.
A vacinação não apenas protege o indivíduo imunizado, mas também reduz a circulação do vírus, além de prevenir surtos e proteger pessoas que, por contraindicação médica, não podem receber a vacina.
A vacina está disponível gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Para receber a dose, é necessário apresentar a caderneta de vacinação da criança.
A prefeitura reforça o compromisso com a saúde pública e alerta para a necessidade da imunização como estratégia fundamental para o controle e a erradicação de doenças preveníveis.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A Gerência de Vigilância Ambiental de Macaé, no Norte Fluminense, reforça com a população a…
O Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense,…
A cidade de Rio das Ostras, na Região dos Lagos, quer aprimorar o sistema de…
A Secretaria Municipal de Saúde da capital fluminense iniciou no último sábado (29), a campanha…
A partir deste mês, o Museu do Amanhã, na capital fluminense, passa a oferecer entrada…
A cidade de Armação de Búzios, na Região dos Lagos, receberá o “Búzios Open –…