Candidatura das praias havia sido prometida pela prefeitura de Búzios. Foto: Divulgação/Prefeitura
A Secretaria do Ambiente e Urbanismo da Búzios, na Região dos Lagos, deu continuidade esta semana às etapas de coleta de amostras de água na Praia de Tucuns e na Tartaruga. A ideia é deixar esses locais aptos ao processo de candidatura ao Selo Bandeira Azul. As amostras foram encaminhadas para análise em laboratório.
Em Tucuns, já foram realizadas 32 amostras de água em cada ponto de coleta, totalizando 64 análises das 160 planejadas. Devido à extensão de 2,7 km da praia, são necessários dois pontos de coleta, cada um com 80 amostras. Já na Praia da Tartaruga, que possui 700 metros de extensão, foram realizadas 12 análises, de um total planejado de 80, pois neste há apenas um ponto de coleta.
O Selo Bandeira Azul é atribuído a praias e marinas que passam por um rigoroso júri nacional e internacional onde são avaliados mais de 30 critérios como a qualidade da água. A iniciativa é que Búzios se torne a primeira cidade do Estado do Rio de Janeiro em possuir quatro praias com o Selo Bandeira Azul, colocando a Cidade em um referencial ambiental.
Em dezembro, o município havia sido contemplado com a Bandeira Azul nas praias da Azeda e Azedinha, ocorrendo o hasteamento da bandeira nesses dois balneários da cidade da Região dos Lagos.
O prefeito Alexandre Martins havia destacado na ocasião que o prêmio fez de Búzios a única cidade, além da capital do Rio, a ter duas praias Bandeira Azul. E que o objetivo é aumentar a quantidade de praias com esse importante reconhecimento internacional de qualidade ambiental.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
O Instituto Coalizão, em parceria com o Consulado Geral do Panamá no Rio de Janeiro,…
A cidade de Macaé, no Sul Fluminense, será o cenário da próxima edição do Bora…
*Por Marcos Espínola O Senado Federal está na eminência de criar uma Comissão Parlamentar de…
O Presidente do Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e do Sindicato…
A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) promulgou a Lei nº 10.864/2025, que autoriza…
O Rede de Oportunidades Óleo, Gás e Naval, iniciativa da Federação das Indústrias do Estado…