Quatro praias de Cabo Frio, na Região dos Lagos, foram palco de ações de sustentabilidade. A “Mares Limpos” recolheu 392,55 quilos de resíduos neste fim de semana, durante ato em homenagem ao Dia Mundial de Limpeza das Praias. O meio do Peró foi o local com mais lixo recolhido: 140 quilos. Já na parte certificada pelo selo internacional Bandeira Azul foram retirados 67,5 quilos.
Além dessas duas praias, a mobilização simultânea de sustentabilidade também reuniu voluntários nas praias do Forte, com 57,75 quilos de resíduos recolhidos; do Pontal, em Tamoios, com 92 quilos; e na prainha do Parque Municipal do Dormitório das Garças, com 35,300. Os tipos de resíduos mais encontrados foram bitucas de cigarro e plásticos de um só uso.
Segundo a coordenadora local da Bandeira Azul da cidadade, Paloma Arias Ordiales, o engajamento foi positivo considerando que a ação ocorreu em um fim de semana marcado pelo mau tempo.
“Tivemos menos adesão que nos outros anos e acredito que tenha sido por conta da chuva, já que as pessoas ficaram com medo devido ao forte temporal de sexta-feira. Apesar disso, tivemos bastante engajamento da sociedade civil, então foi uma boa atuação este ano”, explicou.
Segundo ela, foram percorridos cerca de 3,5 km de faixa de areia, sendo o trecho certificado pela Bandeira Azul no Peró (700m); Praia do Forte (1km); prainha do Parque Municipal do Dormitório das Garças (250m); Dunas (500m); Pontal em Tamoios (1km).
A sustentabilidade do Bandeira Azul
O Programa Bandeira Azul promove o desenvolvimento sustentável em áreas de água doce e marinhas. O programa desafia as autoridades locais e os gestores de praia a alcançarem altos padrões de qualidade em quatro temas: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança.