No último sábado (26), a Secretaria de Proteção Animal de Maricá realizou uma edição especial da campanha de adoção de cães e gatos, que aconteceu em frente ao Centro de Comércio Popular (Cecop), localizado no Centro da cidade do Leste Fluminense.
Durante o evento, foram adotados 10 animais resgatados das ruas ou disponibilizados por cidadãos da região, sendo sete cães e três gatos, que agora ganharam um novo lar. A ação contou com o apoio de protetores locais, voluntários que abrigam e cuidam dos animais até o momento da adoção.
O secretário de Proteção Animal, Otávio Duarte, destacou a importância da iniciativa, tanto para reduzir o número de animais abandonados quanto para promover a conscientização sobre o cuidado e o não abandono de pets. “Todos os animais foram resgatados, alguns por protetores. Com a feira de adoção, a gente também trabalha com a conscientização para ajudar a não ter mais esse abandono de animais”, pontuou Duarte, que tem se empenhado em promover ações educativas na área.
Os animais adotados passaram previamente por uma série de cuidados, incluindo a aplicação de vermífugo e, no caso dos adultos, foram também castrados. Para filhotes, a Secretaria oferece o procedimento de castração a partir dos seis meses, incentivando a adoção responsável e a prevenção do crescimento descontrolado da população de animais de rua.
Frederico Pacini, de 36 anos, morador do bairro Araçatiba, estava presente no evento e destacou a importância da iniciativa ao adotar o quinto gato da família. “Amamos os animais. Este já é o nosso quinto gatinho. Essa é uma iniciativa maravilhosa para conseguir um lar para os bichinhos”, declarou, reforçando o sucesso da ação junto à comunidade.
A campanha de adoção também é realizada de forma online, facilitando o contato para aqueles que desejam adotar. Interessados podem se informar pelas redes sociais da secretaria, acessando o Facebook (Proteção Animal Maricá), o Instagram (@secpa.marica) ou pelo WhatsApp (21) 97556-7695, disponível das 8h às 17h.
Além das ações de adoção, a Secretaria de Proteção Animal, em parceria com a ONG Rio Ecopet, também desenvolve um projeto de sustentabilidade que visa a coleta de tampinhas plásticas e lacres de alumínio. Esses itens são trocados por ração para protetores cadastrados e animais em situação de rua no município, auxiliando no cuidado com os animais e incentivando práticas ambientais conscientes.
A iniciativa foi criada também com foco na preservação do meio ambiente e tem apoio das secretarias de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento e de Cidade Sustentável, além da autarquia de Serviços e Obras de Maricá (Somar).
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
*Por Professor Hélvio Costa Que justiça habitará em nós se não atentarmos para uma situação…
O Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes (HMAPN), em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, recebeu…
Com a chegada do mês de novembro cresce a expectativa do comércio para aquecimento das…
A organização do Adora Campos, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, promoveu uma reunião…
A Firjan Centro-Sul Fluminense, representando os interesses da indústria nos municípios de Três Rios, Areal,…
A Fundação de Desenvolvimento Social de Belford Roxo (Funbel) oferece uma variedade de serviços gratuitos…