Meio Ambiente

Campanha de adoção da Prefeitura de Maricá encontra lar para 10 animais

No último sábado (26), a Secretaria de Proteção Animal de Maricá realizou uma edição especial da campanha de adoção de cães e gatos, que aconteceu em frente ao Centro de Comércio Popular (Cecop), localizado no Centro da cidade do Leste Fluminense.

Durante o evento, foram adotados 10 animais resgatados das ruas ou disponibilizados por cidadãos da região, sendo sete cães e três gatos, que agora ganharam um novo lar. A ação contou com o apoio de protetores locais, voluntários que abrigam e cuidam dos animais até o momento da adoção.

O secretário de Proteção Animal, Otávio Duarte, destacou a importância da iniciativa, tanto para reduzir o número de animais abandonados quanto para promover a conscientização sobre o cuidado e o não abandono de pets. “Todos os animais foram resgatados, alguns por protetores. Com a feira de adoção, a gente também trabalha com a conscientização para ajudar a não ter mais esse abandono de animais”, pontuou Duarte, que tem se empenhado em promover ações educativas na área.

Os animais adotados passaram previamente por uma série de cuidados, incluindo a aplicação de vermífugo e, no caso dos adultos, foram também castrados. Para filhotes, a Secretaria oferece o procedimento de castração a partir dos seis meses, incentivando a adoção responsável e a prevenção do crescimento descontrolado da população de animais de rua.

Frederico Pacini, de 36 anos, morador do bairro Araçatiba, estava presente no evento e destacou a importância da iniciativa ao adotar o quinto gato da família. “Amamos os animais. Este já é o nosso quinto gatinho. Essa é uma iniciativa maravilhosa para conseguir um lar para os bichinhos”, declarou, reforçando o sucesso da ação junto à comunidade.

Campanha de adoção também é online

A campanha de adoção também é realizada de forma online, facilitando o contato para aqueles que desejam adotar. Interessados podem se informar pelas redes sociais da secretaria, acessando o Facebook (Proteção Animal Maricá), o Instagram (@secpa.marica) ou pelo WhatsApp (21) 97556-7695, disponível das 8h às 17h.

Além das ações de adoção, a Secretaria de Proteção Animal, em parceria com a ONG Rio Ecopet, também desenvolve um projeto de sustentabilidade que visa a coleta de tampinhas plásticas e lacres de alumínio. Esses itens são trocados por ração para protetores cadastrados e animais em situação de rua no município, auxiliando no cuidado com os animais e incentivando práticas ambientais conscientes.

A iniciativa foi criada também com foco na preservação do meio ambiente e tem apoio das secretarias de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento e de Cidade Sustentável, além da autarquia de Serviços e Obras de Maricá (Somar).


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
 

Posts Recentes

Três praias de Saquarema conquistam o selo Bandeira Azul

A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…

13 horas atrás

CREA-RJ defende retomada da Linha 3 do metrô

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…

14 horas atrás

Jonas Dico é eleito prefeito de Três Rios

A população de Três Rios, na Região Serrana, foi às urnas neste domingo (5) escolher…

20 horas atrás

FlaMaster vence amistoso em Paulo de Frontin

Por Marcos Vinicius Cabral Com gols de Zé Roberto, Marcos Denner e Nelinho, o FlaMaster…

21 horas atrás

Transplantes no Rio somam 807 no semestre

O Rio de Janeiro realizou 807 transplantes de órgãos e tecidos no primeiro semestre de…

21 horas atrás

Campanha de Multivacinação começa em Nova Iguaçu

A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira…

21 horas atrás