Gestão da água do Paraíba do Sul é tema de Simpósio de Recursos hídricos em Campos.
O IV Simpósio de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paraíba do Sul acontece em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, a partir desta terça-feira (11), no campus Centro do Instituto Federal Fluminense (IFF).
O Simpósio de Recursos Hídricos, que vai até o dia 13, tem como objetivo promover a troca de conhecimentos e experiências sobre gestão de águas e meio ambiente, além de colaborar para consolidar parcerias e atividades nesses setores. As inscrições podem ser realizadas online até o dia do evento.
O secretário municipal de Meio Ambiente, René Justen, ressaltou a importância do Simpósio de Recursos Hídricos para a cidade de Campos. Ele afirmou que é fundamental monitorar a bacia hidrográfica do Paraíba para estabelecer critérios de uso da água e obter dados consistentes “para se ter posição sólida nas discussões sobre a crise hídrica no estado em relação ao abastecimento da Região Metropolitana”.
O secretário também destacou que é preciso viabilizar projetos na região serrana do município para a recuperação da bacia do Valão da Onça e revitalização da bacia do Rio Preto, por meio de revegetação das áreas de recarga.
O secretário de Defesa Civil, coronel Alcemir Pascoutto, também destacou a importância da participação do órgão no simpósio, visto que a situação hídrica do município é um tema relevante no programa de governo elaborado pelo prefeito Wladimir Garotinho.
“O corpo técnico estará presente em todas as oficinas disponibilizadas. Tenho a certeza que isso engrandecerá e muito o trabalho da Defesa Civil no município de Campos, pois vamos ampliar a nossa visão sabendo exatamente a importância do tema dentro de um contexto de risco da nossa região”, afirmou.
O tema deste ano do simpósio será “Plano de Bacia e Segurança Hídrica”. O evento prevê debates com especialistas e profissionais ligados à gestão de recursos hídricos, além de abrir espaço para alunos e professores pesquisadores apresentarem seus trabalhos.
A Secretaria de Meio Ambiente apresentará um trabalho em conjunto com a Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP) sobre a recuperação da Bacia do Baixo Rio Preto. Já a Defesa Civil apresentará um trabalho que terá como tema a Central de Monitoramento e a Influência dos Afluentes no Processo de Controle de Segurança Hídrica no município de Campos.
A organização do evento é do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, com o apoio da AGEVAP, da Prefeitura Municipal de Campos, da Associação Brasileira de Recursos Hídricos e do IFF.
A Série A2 do Campeonato Carioca de futebol masculino tem um novo líder. O São…
O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, inaugurou nesta quarta-feira (21) a sede da Secretaria Municipal…
A Prefeitura do Rio de Janeiro preparou uma operação especial para a Marcha para Jesus,…
No dia 5 de fevereiro deste ano, esta coluna antecipou a movimentação política para a…
O Estado do Rio de Janeiro vai receber 332 novas moradias por meio do Novo…
A Lamsa, concessionária responsável pela Linha Amarela, realiza nesta semana uma série de serviços de…