Capital

Candidatura de Rio e Niterói ao Pan de 2031 tem apoio estadual

As cidades do Rio de Janeiro e de Niterói deram mais passo na candidatura conjunta para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031. O governador Cláudio Castro assinou na quinta-feira (12) uma carta de apoio.

“Vivemos um tempo de reconstrução do RJ, vejo um otimismo, com diversos eventos internacionais voltando a escolher o Rio. Essa união entre as cidades mostra muita maturidade política e nos dá a certeza de que serão dois anos de muitos projetos”, afirmou Castro.

A cerimônia aconteceu no auditório do Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Boa Viagem, Niterói. Também participaram prefeito de Niterói, Axel Grael, e do sucessor, Rodrigo Neves, e o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes. Caso sejam escolhidas, será a primeira vez que os jogos terão duas cidades como sede principal.

Autoridades destacam benefícios da candidatura

Paes afirmou que o Rio tem “bagagem suficiente” para receber os Jogos. O prefeito lembrou que a capital sediou os maiores eventos esportivos do Planeta nas primeiras décadas deste século, o que proporcionou a infraestrutura necessária. 

“Estes grandes eventos nos dão a oportunidade de estabelecer projetos em comum, pautas que nos unam, independentemente de momentos eleitorais, políticos ou de quem é o governante”, afirmou. O prefeito citou como exemplo a possibilidade de conclusão da Linha 3 do Metrô, que prevê a ligação entre Rio e Niterói.

Já Grael lembrou a tradição esportiva de Niterói, com medalhas olímpicas na Vela. Ele também aposta na união entre as duas cidades para conquistar o direito de sediar os Jogos.

“Niterói é uma cidade com grandes atletas e tem condições de oferecer, juntamente com o Rio, uma grande infraestrutura para receber os Jogos Pan-Americanos”, observou.

Interesse das cidades foi oficializado no início do mês

As cidades apresentaram no último dia três carta ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em que sinalizavam o interesse em sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031. 

O COB tem até 31 de janeiro de 2025 para decidir qual candidatura representará o Brasil. A candidatura conjunta é a segunda do Brasil, já que São Paulo também manifestou interesse.

A escolha da sede ocorrerá em agosto do ano que vem. A definição ocorrerá na Assembleia Geral da Panam Sports, durante a realização do Pan Júnior, em Assunção, no Paraguai.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

“Guarda Mirim” é lançado em Maricá para formar jovens cidadãos

A Prefeitura de Maricá lançou, no último dia 13 de maio, o projeto "Guarda Mirim",…

18 horas atrás

Parque São João Marcos inaugura espaço interativo de arqueologia

O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, mantido pela Light no município de…

18 horas atrás

Série A2 tem 1ª rodada com clássicos históricos

Apesar da clara situação atual de pouco investimento, Bangu e Olaria são dois dos mais…

21 horas atrás

“Caravana + Qualifica Rio” com inscrições prorrogadas em Volta Redonda

A Prefeitura de Volta Redonda, no Sul Fluminense, anunciou a prorrogação das inscrições para o…

23 horas atrás

VINO! e as despedidas de solteiro

Neste mês de maio, aquela época especial de brinde às noivas, o VINO! Copacabana tem…

4 dias atrás

Seminário discute futuro sustentável do Rio de Janeiro

Nesta sexta-feira (16), o Instituto Coalizão Rio, em parceria com o Sistema OCB/RJ, promoveu o…

4 dias atrás