Capital

Candidatura de Rio e Niterói ao Pan de 2031 tem apoio estadual

As cidades do Rio de Janeiro e de Niterói deram mais passo na candidatura conjunta para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031. O governador Cláudio Castro assinou na quinta-feira (12) uma carta de apoio.

“Vivemos um tempo de reconstrução do RJ, vejo um otimismo, com diversos eventos internacionais voltando a escolher o Rio. Essa união entre as cidades mostra muita maturidade política e nos dá a certeza de que serão dois anos de muitos projetos”, afirmou Castro.

A cerimônia aconteceu no auditório do Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Boa Viagem, Niterói. Também participaram prefeito de Niterói, Axel Grael, e do sucessor, Rodrigo Neves, e o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes. Caso sejam escolhidas, será a primeira vez que os jogos terão duas cidades como sede principal.

Autoridades destacam benefícios da candidatura

Paes afirmou que o Rio tem “bagagem suficiente” para receber os Jogos. O prefeito lembrou que a capital sediou os maiores eventos esportivos do Planeta nas primeiras décadas deste século, o que proporcionou a infraestrutura necessária. 

“Estes grandes eventos nos dão a oportunidade de estabelecer projetos em comum, pautas que nos unam, independentemente de momentos eleitorais, políticos ou de quem é o governante”, afirmou. O prefeito citou como exemplo a possibilidade de conclusão da Linha 3 do Metrô, que prevê a ligação entre Rio e Niterói.

Já Grael lembrou a tradição esportiva de Niterói, com medalhas olímpicas na Vela. Ele também aposta na união entre as duas cidades para conquistar o direito de sediar os Jogos.

“Niterói é uma cidade com grandes atletas e tem condições de oferecer, juntamente com o Rio, uma grande infraestrutura para receber os Jogos Pan-Americanos”, observou.

Interesse das cidades foi oficializado no início do mês

As cidades apresentaram no último dia três carta ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em que sinalizavam o interesse em sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031. 

O COB tem até 31 de janeiro de 2025 para decidir qual candidatura representará o Brasil. A candidatura conjunta é a segunda do Brasil, já que São Paulo também manifestou interesse.

A escolha da sede ocorrerá em agosto do ano que vem. A definição ocorrerá na Assembleia Geral da Panam Sports, durante a realização do Pan Júnior, em Assunção, no Paraguai.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Decisão suspende exigência do registro de síndicos profissionais no CRA

A 24ª Vara Federal de Pernambuco suspendeu em sede de Mandado de Segurança a obrigatoriedade…

5 horas atrás

Mais um golaço de Pelé

*Por Paulo Marinho A deformidade de caráter, nunca fez parte do " Show da vida",…

5 horas atrás

O que Saber Sobre o XEC, Nova Variante do SARS-CoV-2 Prevista para Dominar o Inverno no Hemisfério Norte

*Por Flávio Cure Com a chegada do inverno, uma nova variante do SARS-CoV-2, chamada XEC,…

5 horas atrás

Abraãozinho no comando do Cisbaf

O prefeito de Nilópolis Abraãozinho David (PP), recém reeleito para mais um mandato, será o…

6 horas atrás

Embratur oferece suporte para turismo no Norte e Noroeste

Um dos territórios mais tradicionais de cultura negra na região Norte e Noroeste Fluminense, o…

7 horas atrás

Estado começa aceitar pagamento via pix para IPVA e ICMS

A Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ) liberou o pagamento via…

7 horas atrás