Projeto ‘Urbegrafia – um mosaico visual do Rio’ retrata a beleza da cidade em fotografias

A cidade do Rio de Janeiro sempre rende imagens belíssimas dignas de uma exposição de qualidade. E vem mais uma por aí. Ao longo dos próximos quatro meses, o projeto “Urbegrafia – um mosaico visual do Rio” reúne uma construção coletiva com imagens para traçar um panorama múltiplo e diverso. Duzentas imagens, de vinte temáticas, todas colaborativas, vão compor o mosaico que contará a história da cidade maravilhosa e seu apaixonado povo.

Iniciativa da Núcleo da Ideia e RIOetc, o projeto Urbegrafia tem como objetivo construir um mosaico visual da cidade a partir do olhar dos seus moradores. Será desenvolvido uma espécie de game fotográfico, projeto que será finalizado com a edição de um livro. Em 15 dias, mais de 5.655 fotos já foram postadas na internet, uma média de 400 imagens tagueadas por dia.

Urbegrafia no Instagram

A rede social escolhida para a interação é o Instagram, com os vinte temas sendo apresentados no aplicativo, através de fotos. Qualquer pessoa conectada à plataforma poderá participar, utilizando as tags específicas para cada tema. Semanalmente, um novo assunto será abordado, e uma equipe de curadores fará a seleção de dez imagens. Ao fim do processo, serão 200 imagens reunidas no livro, que poderá ter até 200 autores.

A Urbegrafia segue um formato semelhante ao de outros projetos da Núcleo da Ideia, como as duas edições do “Rio365”, “Rio450” e “Nossa Língua”, documentários visuais produzidos a partir de missões temáticas no Instagram; e o RIOetc, que há 15 anos busca a alma encantadora das ruas, já fotografou mais de 15 mil personagens do Rio, e reúne mais de 400 mil fotos de seus seguidores na hashtag #rioetc, muitas delas postadas em seu perfil na rede.

“A Urbegrafia chega dez anos após a realização do Rio365, quando o Instagram ainda era muito recente, voltado para fotos, quadrado, com bem menos recursos em relação aos oferecidos atualmente. Costumo brincar que o Instagram era mato naquela época”, relembra Tiago Petrik, idealizador e curador geral do projeto. Não é preciso muito para participar do projeto.”É só postar usando as hashtags e ter sua foto selecionada pelos curadores para ser coautor do livro”, destaca Tiago.

Os curadores convidados para selecionar as imagens do projeto são Rafael Bolor (@riocasaseprediosantigos), Patrícia Pamplona, Raphael Vidal (@oraphaelvidal), Ana Paula Amorim (@apamorimmendes), Márcia Foletto, Anna Fisher (@annafisher), Marina Lage (@marinalagelima), Celso Rayol (@celsorayol) e Rocinha Sob Lentes (@rocinhasoblentes_oficial).

O Urbegrafia conta com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura e com o apoio da Ancar, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS. Para ficar por dentro das próximas missões, basta entrar no Instagram do projeto (@urbegrafia) para saber o tema, postar uma foto nova ou antiga, e taguear a hashtag solicitada.


Crédito da foto em destaque: Tiago Petrik

Posts Recentes

Feijoadas celebram São Jorge

Se tem um prato que caracteriza as celebrações de São Jorge é a feijoada. Separamos,…

3 horas atrás

Ação de Páscoa leva alegria a crianças internadas no Souza Aguiar

Nesta quarta-feira (16), a magia da Páscoa tomou conta das unidades pediátricas do Complexo Municipal…

7 horas atrás

Estado do Rio poderá criar programa de turismo religioso

O Governo do Estado do Rio de Janeiro poderá ser autorizado a instituir um programa…

7 horas atrás

Festa de São Jorge movimenta Nova Iguaçu com fé, cultura e tradição

A cidade de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, se prepara para receber uma das celebrações…

7 horas atrás

Glauber encerra a greve de fome

Por Nelson Lopes O deputado federal Glauber Braga, do PSOL do Rio, encerrou a greve…

8 horas atrás

Secovi Rio se reúne com Senac RJ para alinhar evento sobre inovação no mercado imobiliário

Pedro Wähmann, presidente do Secovi Rio, participou na última semana de uma reunião com representantes…

1 dia atrás