No Dia Internacional da Juventude, que será comemorado no sábado (12), a Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) dará início uma campanha de coleta de tampinhas plásticas nas ruas, praças e praias da cidade do Rio de Janeiro. A iniciativa tem como objetivo não apenas reciclar o material, mas também transformar o plástico em filamentos utilizados em impressão 3D.
Segundo a Prefeitura do Rio, o objetivo da campanha de coleta de tampinhas é destacar a importância da destinação correta de materiais recicláveis, fomentar a educação ambiental e evidenciar o potencial de aproveitamento do que frequentemente é considerado lixo.
O plástico, quando descartado de forma inadequada, é prejudicial ao meio ambiente, mas essa iniciativa busca demonstrar como esse material pode ser um insumo valioso para a indústria moderna, especialmente na área da impressão 3D.
No dia 12, seis unidades da Secretaria Especial da Juventude Carioca receberão doações de tampinhas plásticas. Em 31 de agosto, o município prevê a realização de uma ação no Leme, Zona Sul da cidade, para apresentar o que foi arrecadado durante a campanha.
Além disso, haverá uma coleta de tampinhas na areia da praia, conduzida por jovens do projeto Pacto Pela Juventude, que atua na formação de líderes locais em parceria com a Unesco.
Veja os endereços das unidades que receberão doações:
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…