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Comércio carioca aposta na diversificação para aumentar vendas na Páscoa

A retomada econômica está em curso, mas o comércio ainda precisa pensar em alternativas para garantir as vendas. Uma pesquisa do Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e do SindilojasRio mostra que nesta Páscoa os comerciantes cariocas apostaram na diversificação da troca de presentes, além do chocolate. A estimativa é de aumento de 2% nas vendas dos lojistas da capital fluminense.

Considerada um verdadeiro Natal para as lojas especializadas em chocolate, a data atualmente tem um novo sabor para o varejo, sem restrição a ovos de chocolates e caixas de bombons. Esse é o resultado da pesquisa que ouviu 500 lojistas da cidade do Rio de Janeiro para conhecer a expectativa dos empresários e como eles se prepararam para a Páscoa.

A pesquisa buscou informações sobre estoque, produtos, promoções e perspectivas de vendas, e contou com a participação de empresários dos setores de Brinquedos, Vestuário (adulto e infantil), Calçados e Bolsas, Papelaria, Perfumaria e Cosméticos, Jóias e Bijuteria, Eletrodomésticos, Utensílios para o Lar e Telefones Celulares.

Para 65% dos lojistas participantes da pesquisa, o preço médio dos presentes por pessoa deve ficar em torno de R$ 150,00; para 25% até R$ 200,00; para 8% até R$ 260,00 e para 2% acima de R$ 270,00. O levantamento mostra que a maioria dos clientes deverão utilizar o cartão de crédito, cheque pré-datado e dinheiro como forma de pagamento dos presentes na Páscoa.

Além do ovo de páscoa

De acordo com Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio e do SindilojasRio, o comércio deixou para trás a restrição ao chocolate na Páscoa e oferece outros produtos como bichos de pelúcia, brinquedos, jogos eletrônicos, cartões criativos e kits montados ao gosto do cliente, roupas (infantis e de adultos), jóias e bijuterias entre outros artigos.

“Por isso os empresários estão inovando a cada ano na data para seduzir os consumidores, direcionando o foco nesta época, não apenas para as crianças, mas também para os adultos, atraindo atenção especial dos casais, principalmente dos namorados”, explica.

Os lojistas estão preparados para atender o consumidor que não quer apenas dar de presente ovos de chocolate: 68% acreditam em aumento de 2% nas vendas; 24% em crescimento de 4% e para 8% as vendas serão iguais ao do ano passado. Para isso os lojistas criaram uma série de ações para estimular os consumidores: apostaram na decoração da loja e vitrine; no lançamento de novos produtos, campanha publicitária, kits promocionais, desconto no total das compras e formas de pagamento facilitado.

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