Dia da Mulher ressalta oportunidades de mudança de vida para as cariocas.
Em homenagem ao Dia da Mulher, comemorado neste 8 de março, a Prefeitura do Rio reforçou a divulgação das ações da Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher. As iniciativas buscam estimular o empoderamento, a cidadania e a capacitação para o mercado de trabalho entre o público feminino.
Entre as ações estão o programa Mulher Cidadã, que oferece cursos livres de curta duração para quem vive em situação de vulnerabilidade social e estão em busca de capacitação. O programa também atua com assessoria nas áreas do Direito, Assistência Social e Psicologia.
Cursos de inglês à estamparia
Entre os cursos livres de curta duração estão inglês, trancista, turbante, estamparia, entre outros. No ano passado, segundo dados da secretaria, a capacitação do programa atendeu 9.395 pessoas.
De acordo com o município, as ofertas foram ampliadas no ano passado com a inauguração de sete novas salas, totalizando dez espaços na cidade voltados para a capacitação. Os bairros atendidos são Bangu, Campo Grande, Coelho Neto, Cosmos, Gamboa, Penha, Paciência, Santa Cruz, Sepetiba e Tijuca.
Outra iniciativa são as Casas da Mulher Carioca, que também oferecem cursos de capacitação profissional. São cerca de 30 modalidades que vão desde curso de beleza, passando por informática e cuidadora de idosos. Mais de três mil pessoas já fizeram cursos nas casas nestes dois anos.
Segundo Joyce, as iniciativas ajudam no pós-pandemia, quando a crise econômica atingiu especialmente pessoas do sexo feminino, principalmente as mães. “Vimos a necessidade de fazer com a que a mulher voltasse ao mercado de trabalho. Os cursos proporcionam isso em um curto espaço de tempo”, disse.
A secretária acrescenta que as aulas são todas gratuitas e com diversas opções e horários. Os endereços das unidades estão disponíveis no site da Prefeitura do Rio, por meio do link .
A Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou o resultado final do terceiro edital do Programa…
Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, é o município brasileiro com maior dependência econômica…
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Mesquita alcançou o primeiro lugar no…
*Por Paulo Marinho Infelizmente, Iata Anderson não está mais por aqui. Mas, quero pedir desculpas…
A Policlínica da Cidadania Bernardino de Souza, localizada no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta…
Se o charme de outrora não é mais tão evidente, não faltam ingredientes para quem…