Categorias: CapitalEconomia

Capital: 40% dos moradores de favelas são empreendedores

Uma pesquisa do Instituto Data Favela revela que quase 40% dos moradores de favelas na cidade do Rio são donos do próprio negócio. Para 23% deles, esse é o principal meio de sustento. Além disso, 22% dos entrevistados que ainda não possuem negócio próprio têm a intenção de começar a empreender nos próximos 12 meses.

O levantamento ouviu 1.674 moradores de favelas do Rio. Os resultados serão apresentados durante a Expo Favela Innovation Rio, que ocupará a Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, entre os dias 29 e 31 de julho. O evento contará com a presença de autoridades como o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

Informalidade é um dos desafios nas favelas

O estudo revela que, apesar do potencial empreendedor, existem desafios a serem superados. A informalidade é uma realidade, com a maioria (57%) dos empreendedores sem um CNPJ formal para seus negócios. A falta de capital para investir em seus empreendimentos é um obstáculo enfrentado por 55% dos entrevistados, seguido pela gestão financeira do negócio (25%) e a falta de equipamentos (24%).

Obter crédito também é um desafio para os empreendedores. Dos ouvidos pela pesquisa, 66% disseram já ter enfrentado dificuldades para conseguir empréstimos. Eles pontuam que, no caso de acesso a recursos, os principais investimentos seriam na divulgação do negócio, compra de máquinas e equipamentos, e diversificação do portfólio de produtos e serviços.

Apesar dos desafios, a perspectiva para o futuro é positiva, com 73% dos empreendedores acreditando no crescimento de suas vendas nos próximos 12 meses. Nove em cada 10 se declaram otimistas em relação ao futuro de seus negócios.

A Expo Favela Innovation Rio é uma feira de empreendedorismo que acontece na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, entre os dias 29 e 31 de julho. O objetivo da feira é estabelecer conexões entre as favelas e as demais regiões da cidade.

O evento é realizado pela Favela Holding em parceria com a Central Única das Favelas (Cufa). Ingressos disponíveis no site do evento, no link https://rj-expofavela.byinti.com/#/event/xApNuqRO2oKBTmkT-F9D

Posts Recentes

Siro Darlan de olho na pena de Marcinho VP

*Por Paulo Marinho O desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ),…

10 horas atrás

Feira de vinhos agita o Rio

Às vésperas da Semana Santa – quando o consumo de vinhos aumenta no país –,…

2 dias atrás

A frustração de Pedro Paulo

Por Nelson Lopes Aliado "zero-um" de Eduardo Paes, o deputado Pedro Paulo (PSD-RJ) se frustrou…

2 dias atrás

Prefeitura de Levy Gasparian inicia obra de expansão em ciclovia

A Prefeitura de Levy Gasparian, na Região Serrana, em parceria com o empresário local Maicon…

2 dias atrás

Programa Território Ancestral é lançado em Mangaratiba

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Subsecretaria de…

2 dias atrás

Agricultura de Casimiro de Abreu recebe mais incentivo

A agricultura de Casimiro de Abreu, cidade do Leste Fluminense, deu um passo importante rumo…

2 dias atrás