Categorias: CapitalEconomia

Capital: 40% dos moradores de favelas são empreendedores

Uma pesquisa do Instituto Data Favela revela que quase 40% dos moradores de favelas na cidade do Rio são donos do próprio negócio. Para 23% deles, esse é o principal meio de sustento. Além disso, 22% dos entrevistados que ainda não possuem negócio próprio têm a intenção de começar a empreender nos próximos 12 meses.

O levantamento ouviu 1.674 moradores de favelas do Rio. Os resultados serão apresentados durante a Expo Favela Innovation Rio, que ocupará a Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, entre os dias 29 e 31 de julho. O evento contará com a presença de autoridades como o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

Informalidade é um dos desafios nas favelas

O estudo revela que, apesar do potencial empreendedor, existem desafios a serem superados. A informalidade é uma realidade, com a maioria (57%) dos empreendedores sem um CNPJ formal para seus negócios. A falta de capital para investir em seus empreendimentos é um obstáculo enfrentado por 55% dos entrevistados, seguido pela gestão financeira do negócio (25%) e a falta de equipamentos (24%).

Obter crédito também é um desafio para os empreendedores. Dos ouvidos pela pesquisa, 66% disseram já ter enfrentado dificuldades para conseguir empréstimos. Eles pontuam que, no caso de acesso a recursos, os principais investimentos seriam na divulgação do negócio, compra de máquinas e equipamentos, e diversificação do portfólio de produtos e serviços.

Apesar dos desafios, a perspectiva para o futuro é positiva, com 73% dos empreendedores acreditando no crescimento de suas vendas nos próximos 12 meses. Nove em cada 10 se declaram otimistas em relação ao futuro de seus negócios.

A Expo Favela Innovation Rio é uma feira de empreendedorismo que acontece na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, entre os dias 29 e 31 de julho. O objetivo da feira é estabelecer conexões entre as favelas e as demais regiões da cidade.

O evento é realizado pela Favela Holding em parceria com a Central Única das Favelas (Cufa). Ingressos disponíveis no site do evento, no link https://rj-expofavela.byinti.com/#/event/xApNuqRO2oKBTmkT-F9D

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

12 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

12 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

13 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

14 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

14 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

14 horas atrás