Capital

Fiocruz vai receber Memorial Covid-19

A sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Manguinhos, na Zona Norte da capital fluminense, vai receber o Memorial Covid-19, que vai homenagear as vítimas dos efeitos da pandemia. A escolha do projeto arquitetônico aconteceu através de concurso.

A competição foi organizada em conjunto com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ) e escolheu uma proposta paulista. A equipe é formada por Paulo José Tripoloni, Pablo Mora Peludo, Gabriel Costa Dantas e Fernanda Macedo Haddad.

Para o júri, o quarteto reforçou o papel da ciência e narrou poeticamente as fases da pandemia através da união entre circulação e contemplação. A avaliação considerou ainda a sensibilidade e o entendimento sobre o memorial e o sofrimento.

Memorial Covid-19 vai contar com praça

O espaço projetado pela equipe vencedora pretende oferecer reflexão e transformação, a partir de momentos vividos durante a pandemia, como destaque para angústias, preocupações, isolamento, mudanças, esperança de superação e o conceito de continuidade da vida.

A proposta prevê uma praça na área próxima à Avenida Brasil e à entrada principal da sede da Fiocruz. A ideia é que os olhares dos que circularem pelo memorial sejam direcionados para a natureza existente.

Segundo os autores, o projeto conta com empenas — paredes — brancas que envolvem o conjunto e são como lenços que enxugam as lágrimas. A água que cai como lágrimas flui em direção aos lagos e simboliza transformação e renascimento. Ao percorrer o memorial, os visitantes são guiados à contemplação e incentivados a continuar através da interação lúdica com os espaços naturais.

Pandemia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu em 11 de março de 2020 a pandemia, sendo oficialmente encerrada em cinco de maio de 2023. Durante esse período, foram registrados mais de 765 milhões de casos e quase sete milhões de mortes em todo o mundo.

Segundo o Ministério da Saúde, entre março de 2020 e 18 de maio de 2024, 712.205 morreram no Brasil em decorrência da doença, enquanto que mais de 38 milhões de pessoas foram contaminadas.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

11 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

12 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

12 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

14 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

14 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

14 horas atrás