Paradas desde 2016, as obras de recuperação do Túnel Noel Rosa, que liga os bairros de Vila Isabel ao Sampaio, na Zona Norte da capital fluminense, serão retomadas no dia 4 de abril pela Secretaria Municipal de Infraestrutura. Orçada em R$ 21 milhões, a obra tem previsão de entrega de 12 meses.
As equipes da prefeitura do Rio fizeram avaliação do estado das estruturas de concreto do túnel e constataram a necessidade de intervenções no local. Há desgaste pela poluição, infiltrações e pelo tempo de uso sem reformas recentes.
As infiltrações no Túnel Noel Rosa serão tratadas com reparos e melhorias no sistema de drenagem, além da limpeza e desobstrução das canaletas d’água. Nas obras será utilizado revestimento de placas de cimento de 12mm nas paredes e será feita a recuperação das juntas de dilatação e do pavimento do túnel. O Noel Rosa ganhará novas sinalizações de trânsito e serviços de pintura e limpeza geral.
Túnel Noel Rosa mais iluminado
Inaugurado em 1975, o túnel de 720 metros de extensão é uma das vias de escoamento de trânsito mais importantes da cidade, e recebe, diariamente, mais de 30 mil veículos. É nítido, no entanto, a necessidade da recuperação da estrutura.
“O Noel Rosa é um túnel super importante que divide duas grandes regiões da cidade, a Grande Tijuca e a Zona Norte. A nova iluminação já deu sensação de segurança e, em breve, as pessoas vão poder transitar com o túnel totalmente reformado”, explica Jorge Arraes, secretário Municipal de Infraestrutura.
Ao mesmo tempo em que começam as obras de revitalização, será concluída a instalação das lâmpadas 100% LED, prevista para a primeira quinzena de abril, em iniciativa do Programa Luz Maravilha. O Túnel Noel Rosa sofria com constantes furtos de cabos, deixando o local vulnerável para quem transitava, por estar sempre escuro. O túnel ganhou 863 luminárias de LED e recebeu medidas estratégicas antifurto, como blindagem da rede de eletricidade e instalação de projetores no meio da pista para dificultar ações de vandalismo.