Categorias: Capital

De olho em requalificação de beneficiários do INSS, capital faz parceria com o Governo Federal

O Ministério da Previdência Social e a Prefeitura do Rio, partir da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro, estruturam projetos de requalificação para beneficiários do INSS. A parceria foi abordada ao longo da reunião entre o ministro Carlos Lupi e o secretário Everton Gomes na última segunda-feira (17/04), na sede do órgão municipal, no Centro da Capital.

Por meio de cursos gratuitos oferecidos pela gestão municipal, aposentados, pensionistas e segurados por auxílio-doença poderão ampliar a qualificação e a conquista de novas oportunidades profissionais.

“Em consonância com a garantia de direitos previdenciários, estamos mobilizados para disponibilizar cursos que permitam o aumento da inclusão no mercado de trabalho. São iniciativas que garantem a cidadania de milhares de brasileiros, por todo o país, em consonância com a geração de renda”, disse o ministro.

Ao lado dos secretários municipais de Habitação, Patrick Corrêa; Ciência e Tecnologia, Tatiana Roque; e Proteção e Defesa dos Animais, Vinicius Cordeiro, Everton Gomes ressaltou o potencial da parceria para a progressiva criação de novas oportunidades profissionais e redução do tempo para análise de benefícios:

“Vamos estruturar programas de inclusão, requalificação e reabilitação profissional para beneficiários. Em paralelo, colocamos nossos sete postos à disposição do governo federal para ajudar a reduzir as filas de pedidos no INSS.”

Imóveis do INSS no Rio

Outra prioridade abordada foi a negociação de imóveis do INSS para destinação social. Entre os locais analisados, que poderão ser repassados por venda direta, estão espaços nas regiões Norte e Central da capital, como um prédio na Avenida Venezuela.

“Maior proprietário público de imóveis do Brasil, o INSS tem uma função social que está sendo reforçada pelo atual governo. Conjuntamente com a garantia de direitos previdenciários, vamos trabalhar para disponibilizar locais que permitam a redução do déficit habitacional para milhares de famílias”, afirmou o ministro.

No 1 º de maio, o Ministério disponibilizará o atendimento ao público com estande do INSS instalado no evento programado para o Parque de Madureira, iniciativa da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda.

“O trabalhador poderá buscar informações sobre os serviços disponibilizados pelo INSS em eventos simbólicos para todos os brasileiros”, finalizou Lupi.

Posts Recentes

Mural do Clima desperta consciência sobre mudanças climáticas

A Associação Brasileira de Energias Alternativas e Meio Ambiente (Abeama) e a BR Solar realizam…

6 horas atrás

UFF e Porto do Açu assinam termo de cooperação técnica

A Universidade Federal Fluminense (UFF) e o Porto do Açu, no Norte Fluminense, assinaram um…

7 horas atrás

Detran realiza mutirão para emitir Identidade para estudantes

O Detran.RJ realiza no sábado (21) um mutirão especial para fornecer carteira de identidade aos…

7 horas atrás

Cinco agremiações definem samba-enredo até o final do mês

O mês de Setembro será importante para cinco agremiações do Grupo Especial do Rio de…

8 horas atrás

ROG.e: um dos maiores eventos globais de energia no RJ

De 23 a 26 de setembro, a capital fluminense sediará um dos maiores eventos globais…

8 horas atrás

Quais aprendizados Giovane Gávio vai levar para Feira de Condomínios & Encontro de Síndicos 2024?

Nos dias 26 e 27 de setembro, o Hotel Fairmont em Copacabana será o palco…

9 horas atrás