Categorias: Capital

De olho em requalificação de beneficiários do INSS, capital faz parceria com o Governo Federal

O Ministério da Previdência Social e a Prefeitura do Rio, a partir da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro, estruturam projetos de requalificação para beneficiários do INSS. A parceria foi abordada ao longo da reunião entre o ministro Carlos Lupi e o secretário Everton Gomes na última segunda-feira (17/04), na sede do órgão municipal, no Centro da Capital.

Por meio de cursos gratuitos oferecidos pela gestão municipal, aposentados, pensionistas e segurados por auxílio-doença poderão ampliar a qualificação e a conquista de novas oportunidades profissionais.

“Em consonância com a garantia de direitos previdenciários, estamos mobilizados para disponibilizar cursos que permitam o aumento da inclusão no mercado de trabalho. São iniciativas que garantem a cidadania de milhares de brasileiros, por todo o país, em consonância com a geração de renda”, disse o ministro.

Ao lado dos secretários municipais de Habitação, Patrick Corrêa; Ciência e Tecnologia, Tatiana Roque; e Proteção e Defesa dos Animais, Vinicius Cordeiro, Everton Gomes ressaltou o potencial da parceria para a progressiva criação de novas oportunidades profissionais e redução do tempo para análise de benefícios:

“Vamos estruturar programas de inclusão, requalificação e reabilitação profissional para beneficiários. Em paralelo, colocamos nossos sete postos à disposição do governo federal para ajudar a reduzir as filas de pedidos no INSS.”

Imóveis do INSS no Rio

Outra prioridade abordada foi a negociação de imóveis do INSS para destinação social. Entre os locais analisados, que poderão ser repassados por venda direta, estão espaços nas regiões Norte e Central da capital, como um prédio na Avenida Venezuela.

“Maior proprietário público de imóveis do Brasil, o INSS tem uma função social que está sendo reforçada pelo atual governo. Conjuntamente com a garantia de direitos previdenciários, vamos trabalhar para disponibilizar locais que permitam a redução do déficit habitacional para milhares de famílias”, afirmou o ministro.

No 1 º de maio, o Ministério disponibilizará o atendimento ao público com estande do INSS instalado no evento programado para o Parque de Madureira, iniciativa da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda.

“O trabalhador poderá buscar informações sobre os serviços disponibilizados pelo INSS em eventos simbólicos para todos os brasileiros”, finalizou Lupi.

Posts Recentes

Hospitais do RJ terão terapeutas ocupacionais obrigatórios

As equipes multidisciplinares dos hospitais públicos e privados do Estado do Rio de Janeiro passarão…

15 horas atrás

Festa do Aipim movimenta Tinguá com cultura e gastronomia

A tradicional Festa do Aipim está de volta ao distrito de Tinguá, em Nova Iguaçu,…

16 horas atrás

Creci-RJ intensifica fiscalização na Barra da Tijuca

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro (Creci-RJ) realizou, na última…

16 horas atrás

Prefeito de Teresópolis quer representante na Alerj

O prefeito de Teresópolis, Leonardo Vasconcellos (União), vai lançar a sua esposa, a primeira-dama Cláudia…

17 horas atrás

Nova regra zera tarifa de energia para famílias de baixa renda

A partir deste sábado (5), mais de 185 mil famílias de baixa renda atendidas pela…

18 horas atrás

Bayer promove roda de conversa sobre meio ambiente em Belford Roxo

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, promoveu,…

18 horas atrás