Categorias: Capital Político

Alerj faz balanço positivo de 2022

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) economizou R$ 2,5 bilhões do seu orçamento em quatro anos. O dinheiro foi devolvido ao Tesouro Estadual. Só em 2022, a economia de gastos do Legislativo chegou a R$ 500 milhões. Parte dos recursos economizados foi doada a municípios em estado de calamidade e para as áreas de segurança, saúde e educação.


Novo desafio

A nova mesa diretora da Alerj, que será eleita em fevereiro, terá pela frente o desafio de manter as contas da Casa sob controle, seguindo o exemplo deixado pela atual administração.


Produção

Os deputados estaduais tiveram muito trabalho em 2022. Foram 229 sessões de votação, mais de 1.200 projetos de lei protocolados e a aprovação de 365 novas leis e 9 Propostas de Emendas Constitucionais (PECs).


Trabalho das comissões

As comissões temáticas do Legislativo Fluminense realizaram 247 reuniões extraordinárias e 136 audiências públicas. Este ano também funcionaram sete Comissões Especiais na Alerj, cinco Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) e duas Comissões de Representação.


Impeachment

Um marco na atual legislatura foi o impeachment do governador Wilson Witzel, o primeiro a ser aprovado pelos deputados em toda a história.


Homenagem a Ceciliano

Última sessão plenária do ano teve homenagem ao deputado André Ceciliano.
Crédito: Octacílio Barbosa Alerj

Na última sessão plenária do ano, os deputados prestaram uma homenagem ao presidente da Casa, deputado André Ceciliano (PT), que vai deixar o Legislativo para compor a equipe do governo eleito em Brasília, após concorrer a uma vaga no Senado Federal e conquistar quase 1 milhão de votos.


A batata queimou

O secretário municipal de Saúde de Niterói, Rodrigo Oliveira, enfrenta crise

A batata do secretário municipal de Saúde de Niterói, Rodrigo Oliveira, que já estava assando, agora queimou de vez. Ele foi passar férias em Paris no momento em que a pasta passa por grave crise, com o fim do contrato de muitos profissionais de saúde. Com isso, oito policlínicas poderão deixar de funcionar já na segunda-feira. Bom para os quase ex-deputados Waldeck Carneiro (PSB) e Chico D’Ângelo (PDT), que estão de olho na vaga.


Só dois municípios têm gratuidade no transporte para maiores de 60 anos

Macaé e Teresópolis são as únicas cidades do Rio de Janeiro que asseguram a gratuidade no transporte público às pessoas com mais de 60 anos. As duas têm legislação própria sobre isso. Todos os demais municípios fluminenses, incluindo a capital, seguem a legislação nacional, que garante a gratuidade apenas para maiores de 65 anos.


Recorde

O Congresso Nacional promulgou 14 emendas à Constituição em 2022. O número é recorde para um único ano desde que a Carta entrou em vigor. O número de promulgações de 2022 é quase o dobro do ano recordista anterior — 2014, com oito emendas promulgadas. 


A coluna Capital Político é escrita por Sidnei Domingues, jornalista, advogado e apresentador de TV e Sérgio Braga, jornalista e colunista político.

Posts Recentes

Jurema Bar vai de anarriê

No dia 12, das 12h às 22h, o Jurema Bar — localizado entre a boemia…

13 horas atrás

Michelle dá recado a Sóstenes: nada de mensagem para Bolsonaro

Por Nelson Lopes Michelle Bolsonaro foi direta com Sóstenes Cavalcante: não quer saber de mensagens…

21 horas atrás

Atletas de Rio das Ostras brilham em competição estadual

Atletas de Rio das Ostras, cidade da Região dos Lagos, conquistaram importantes resultados na Copa…

21 horas atrás

São Francisco de Itabapoana convoca aprovados em concurso

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, convocou os candidatos aprovados nos…

21 horas atrás

Hospitais do RJ terão terapeutas ocupacionais obrigatórios

As equipes multidisciplinares dos hospitais públicos e privados do Estado do Rio de Janeiro passarão…

2 dias atrás

Festa do Aipim movimenta Tinguá com cultura e gastronomia

A tradicional Festa do Aipim está de volta ao distrito de Tinguá, em Nova Iguaçu,…

2 dias atrás