Categorias: CapitalVariedades

Mais de 150 foliões experimentaram simulador de capotamento do Detran-RJ na Sapucaí

Mais de 150 foliões que passaram pela Sapucaí, na capital, viveram a experiência de como seria estar em um capotamento. A experiência foi promovida pelo Detran-RJ, que, em parceria com a concessionária Ecoponte, instalou um simulador de capotamento nos dias de desfiles no Sambódromo. 

O equipamento, instalado no setor 2 da Sapucaí, também poderá ser experimentado no sábado (25), dia em que desfilarão as campeãs do Carnaval deste ano.

Segundo o Detran-RJ, o simulador dá três voltas no seu próprio eixo e demonstra a importância do uso do cinto de segurança, já que o ocupante fica imóvel no banco, graças ao equipamento do veículo. 

Durante a ação, é possível sentir a sensação de movimento desordenado que, junto ao uso de óculos de realidade virtual, intensifica a sensação de perda de controle e capotamento do carro.  

“Com as rotações e os óculos de realidade virtual, o motorista do carro simulador consegue sentir com clareza o impacto de um veículo capotando. E esta sensação acaba conscientizando o participante sobre os riscos de um acidente” explicou o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.

O departamento de trânsito também intensificou as ações de conscientização sobre os riscos de dirigir sob efeito de bebidas alcoólicas e de promoção da direção segura.  

Foliões relataram experiência no simulador

Um dos foliões que passaram pelo simulador, o militar Roberto Lins, de 52 anos, relatou a experiência com aflição. “A sensação de estar dentro de um veículo capotando foi surreal. A todo momento imaginei o estrago se eu estivesse sem o cinto de segurança”, disse.

Já a analista Vanessa Granado, de 44 anos, relembrou de uma situação parecida que viveu no trânsito, quando estava no carona. “Com os óculos de realidade virtual, pude perceber, agora como motorista, a importância do uso do cinto de segurança e de não misturar bebida com direção”, relatou.

Posts Recentes

Festival de Verão até o fim do mês

O Festival de Verão do Cadeg, evento realizado em comemoração aos 64 anos do Mercado…

1 dia atrás

Botão do pânico reforça segurança em ônibus municipais de Maricá

A Prefeitura de Maricá, no Leste Fluminense, instalou o "Botão do Pânico", um novo dispositivo…

1 dia atrás

Entre dois mundos: até onde vai o equilíbrio de Eduardo Paes?

*Por Marcos Luz A trajetória política de Eduardo Paes é marcada por uma habilidade rara…

1 dia atrás

Está posta a guerra de versões!

Por Nelson Lopes A Acadêmicos de Niterói sequer se manteve no Grupo Especial do Carnaval…

1 dia atrás

Enel Rio abre vagas para curso gratuito de eletricistas no RJ

A Enel Rio está com inscrições abertas para um curso gratuito de formação de eletricistas…

1 dia atrás

Onco Baixada tem a primeira paciente atendida

A comerciante aposentada Doris Zender, de 68 anos, moradora de Nilópolis, foi a primeira paciente…

1 dia atrás