A cidade do Rio de Janeiro vai ser palco, até sexta-feira (25), da Semana da Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O evento internacional reúne presidentes e representantes de nove Conselhos Nacionais de Juventude dos Estados-Membros da CPLP.
Estão reunidos no Rio para uma agenda de debates e cooperação representantes da Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. O Prefeito Eduardo Paes destacou o protagonismo do Brasil e do Rio como palco do encontro internacional.
“Aquilo que aqui se decidir terá impacto nos países membros da CPLP. E não existe cidade melhor no mundo do que o Rio de Janeiro para esse encontro, que vai debater políticas públicas e discutir o presente e o futuro da juventude. Sejam bem-vindos e que seja uma semana bastante proveitosa para todos”, afirmou.
A Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) é a anfitriã da agenda, que também conta com a parceria do Conselho Nacional de Juventude, o Fórum da Juventude da CPLP, a Agência Brasileira de Cooperação e a Câmara de Vereadores.
O secretário de Juventude Carioca, Salvino Oliveira, afirmou que trata-se de uma oportunidade para fortalecer a participação social e o protagonismo juvenil ao longo de cinco dias de discussões sobre cooperação no âmbito das políticas públicas voltadas para os jovens.
“Os líderes das juventudes de países asiáticos, europeus, africanos e americanos estarão no Rio de Janeiro ao lado da JUVRio para participar de uma troca de experiências, tecnologias sociais, boas práticas e conhecer projetos e lideranças que são referência na cidade. Queremos que o Rio de Janeiro seja uma referência global como política de juventude”, disse.
Os líderes irão cumprir uma agenda rica de imersão na realidade dos jovens brasileiros, especialmente os cariocas. Alguns exemplos são a realização do “Seminário Juventude da CPLP: desafios e potencialidades para o fortalecimento da agenda de desenvolvimento sustentável”; a Assembleia Geral do Fórum da Juventude da CPLP; o Encontro com as juventudes cariocas e uma série de visitas a áreas de interesse cultural e humano da cidade.
Os representantes também conhecerão os projetos da JUVRio e a Casa da Juventude da Providência, que será inaugurada na próxima quinta-feira (24/11).
Presidente do Fórum da Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e presidente do Conselho Nacional da Juventude de Guiné-Bissau, Aissatu Forbs Djaló afirmou que a agenda é uma oportunidade para o diálogo e capacitação de jovens.
“Esperamos, neste evento, conseguir refletir e trocar experiências para ter um conhecimento real também sobre a juventude brasileira. Que a gente consiga, como líderes juvenis, melhorar o estilo de vida da população jovem da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. E com isso trazer um ganho maior para a juventude dos nossos países”, afirmou. Todas as informações sobre a Semana da Juventude da CPLP serão divulgadas pelas redes sociais: www.instagram.com/juvrio.
O Codin Incentiva acontecerá no próximo dia 28, em Macaé, no Norte Fluminense. Esta será…
No próximo dia 29 acontece a Black Friday. Devido a data, a Secretaria de Proteção…
A ciclista de Rio das Ostras, Alícia Gomes, de apenas 12 anos, alcançou no último…
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…