Categorias: CapitalVariedades

Bike Rio: Prefeitura do Rio ampliará em 45% o número de estações do serviço

A cidade do Rio terá 45% mais estações do Bike Rio, as famosas bicicletas compartilhadas, dentro de um ano e meio. A Prefeitura do Rio publicou nesta quinta-feira (10) a autorização para a nova concessão e a vencedora foi a Tembici, que já administra o sistema. A empresa é responsável pela implantação, manutenção e operação das bicicletas compartilhadas.

O novo Termo de Concessão, construído pela Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento, prevê que o número de estações aumentará para 520 em até 18 meses, o que corresponde a um aumento de 45%. A cidade terá até 5.200 bicicletas compartilhadas distribuídas na Região Central, Zona Norte, Zona Sul e Zona Oeste.

Segundo o município, dependendo da demanda, além das 520 estações poderão ser acrescidas ao contrato outras 200 estações e 2.000 bicicletas, completando um total de 720 estações e 7.200 bicicletas, o dobro da quantidade existente atualmente.

“O Bike Rio já faz parte do dia a dia dos cariocas e agora mais pessoas vão ter acesso a esse meio de transporte que é seguro, acessível e não poluente. Além de facilitar a conexão aos centros dos bairros e locais de lazer, as bicicletas também são uma opção para integração com trens, metrô, VLT, BRT e barcas, entre outros pontos de transportes públicos”, afirma a secretária de Fazenda e Planejamento, Andrea Senko.

O início do Bike Rio

O sistema de compartilhamento de bicicletas Bike Rio teve início na cidade do Rio em 2008, com 50 estações. Atualmente, a cidade possui 310 estações implantadas e 50 em licenciamento. De acordo com a SMFP, grande parte dos pontos está localizada em locais estratégicos de integração com outros transportes públicos.

Ainda conforme adiantou o município, a empresa que venceu a nova licitação do Bike Rio deverá priorizar os locais de instalação já existentes. Já as estações posteriormente instaladas deverão priorizar a continuidade no sistema de compartilhamento de bicicletas, em locais escolhidos pela concessionária e licenciados pela Prefeitura.

A empresa contratada deverá garantir o pleno funcionamento do sistema e dispor de estrutura operacional como uma central de operações com acompanhamento real, reparo e substituição de equipamentos, ambiente de internet para cadastro de usuários, sistema por aplicativo para desbloqueio das bicicletas e suporte ao usuário. O horário mínimo para funcionamento é das 4h à 1h nos dias úteis, e das 5h à 0h nos finais de semana e feriados.

Investimentos em infraestrutura

Alinhado ao Plano Estratégico da Cidade 2020-2024, a CET-Rio iniciou a implantação de nova infraestrutura cicloviária na cidade, conectando as estações de transportes públicos à malha cicloviária existente. No final deste ano, 54 estações, que não possuíam conexões, estarão conectadas. Até o momento, foram concluídas as conexões a 43 estações somando mais de 20 novos quilômetros aos 457 km implantados na Cidade até 2021.

“Além das ações promovidas para incentivar o uso da bicicleta, também percebemos uma alta demanda de utilização dos equipamentos e no número de usuários, por meio de frequentes pedidos da atual concessionária para que haja mais estações e equipamentos para continuar atendendo a população. Expandimos o número de estações para que haja possibilidade de um planejamento mais eficiente e que atenda a todos com mais uma opção de deslocamento”, explica Andrea Senko.

Posts Recentes

Jurema Bar vai de anarriê

No dia 12, das 12h às 22h, o Jurema Bar — localizado entre a boemia…

2 horas atrás

Michelle dá recado a Sóstenes: nada de mensagem para Bolsonaro

Por Nelson Lopes Michelle Bolsonaro foi direta com Sóstenes Cavalcante: não quer saber de mensagens…

10 horas atrás

Atletas de Rio das Ostras brilham em competição estadual

Atletas de Rio das Ostras, cidade da Região dos Lagos, conquistaram importantes resultados na Copa…

10 horas atrás

São Francisco de Itabapoana convoca aprovados em concurso

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, convocou os candidatos aprovados nos…

10 horas atrás

Hospitais do RJ terão terapeutas ocupacionais obrigatórios

As equipes multidisciplinares dos hospitais públicos e privados do Estado do Rio de Janeiro passarão…

1 dia atrás

Festa do Aipim movimenta Tinguá com cultura e gastronomia

A tradicional Festa do Aipim está de volta ao distrito de Tinguá, em Nova Iguaçu,…

1 dia atrás