Leste Fluminense

Caravana da Cultura leva arte e conscientização ao Espraiado

A Prefeitura de Maricá, no Leste Fluminense, através da Secretaria de Cultura, realizou mais uma edição da Caravana da Cultura em 2024 nesta quarta-feira (2). O evento, que ocorreu na Escola Municipal do Espraiado, ofereceu a 80 alunos da rede pública uma tarde repleta de apresentações artísticas, música, brincadeiras e contação de histórias de forma lúdica e envolvente.

A ação faz parte de um esforço contínuo da Prefeitura para promover a cultura entre os jovens do município. A Caravana da Cultura já passou por diversas escolas, levando atividades que estimulam o aprendizado através da arte. Nesta edição, o tema central foi a sustentabilidade e a conscientização ambiental.

Sarau de sustentabilidade e apresentações artísticas fazem parte da Caravana da Cultura

Durante o evento, os alunos participaram de um sarau sobre sustentabilidade, com foco em como atitudes cotidianas podem influenciar positivamente o meio ambiente. Uma apresentação teatral sobre conscientização ambiental abriu o sarau, destacando a importância de proteger a natureza e evitar o desperdício. Em seguida, os alunos receberam instrumentos musicais feitos de materiais recicláveis e participaram de uma sessão de música com o artista Lucas Roberto. O encerramento contou com uma apresentação de artes circenses conduzida pelo artista David Martinez, encantando as crianças com acrobacias e malabarismos.

A agente de inclusão da escola, Mariene Braga, ressaltou a relevância de ações culturais no desenvolvimento dos alunos. “Hoje a gente vê que as crianças estão muito ligadas à internet, e acabam não tendo muita ligação com o aspecto cultural. Esse tipo de interação é importante para eles”, afirmou.

A Caravana da Cultura faz parte do Programa Maricá das Artes, desenvolvido pela Secretaria de Cultura, em parceria com a Secretaria de Educação, e tem como objetivo aproximar os alunos da arte e da cultura de forma divertida e educativa. A iniciativa conta com a gestão do Instituto de Pesquisa, Ciência e Ensino (IPCEP) e busca promover experiências enriquecedoras nas escolas municipais.

Com essa iniciativa, a Prefeitura de Maricá reforça seu compromisso com a educação e a cultura, oferecendo oportunidades para que os alunos conheçam mais sobre arte e desenvolvam uma maior consciência sobre o meio ambiente.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

5 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

5 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

6 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

7 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

7 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

8 horas atrás