Chegou o Carnaval! Confira a programação e o esquema especial de trânsito na capital

Chegou a hora da folia. Apesar do Carnaval de rua ter sido cancelado neste ano devido às restrições de contato social por conta da Covid-19, as atividades no Sambódromo e na Intendente Magalhães estão marcadíssimas. Serão seis dias de desfiles em cada um dos locais de exibição da escolas.

O esquema especial de trânsito no Centro da cidade montado pela prefeitura da capital será implementado nesta terça-feira. A operação contará com 260 operadores, entre agentes da CET-Rio e apoiadores de tráfego, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios viários.

Serão 19 reboques para desobstrução de vias, 29 motocicletas e 30 veículos operacionais. Também serão utilizados 11 painéis de mensagens variáveis, entre fixos e móveis, para informação dos horários dos fechamentos e condições do tráfego.

O Centro de Operações da Prefeitura vai monitorar a área do sambódromo pelas câmeras, possibilitando que técnicos da CET-Rio implementem ajustes na programação dos semáforos com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito. Na madrugada desta terça-feira, já serão iniciados os deslocamentos dos carros alegóricos de duas agremiações (Acadêmicos do Cubando e Unidos da Ponte) que estão no Caju e na Avenida Brasil com destino à Cidade do Samba, a partir das 23h.

O COR terá uma posição na central de monitoramento da Liesa, que permitirá a transmissão de imagens de câmeras internas – instaladas especialmente para o desfile do Carnaval – para a Sala de Controle da Cidade Nova, e vice-versa. A integração das câmeras do evento possibilitará ainda que outros órgãos que trabalham no COR tenham acesso às imagens e possam atuar mais rapidamente no atendimento a ocorrências.

A programação do Carnaval

Na quarta-feira (20/04) e na quinta-feira (21/04) serão realizados os desfiles da Série Ouro do Carnaval carioca, que são organizados pela Liga RJ. Já na sexta-feira (22/04) e no sábado (23/04), se apresentam as escolas do Grupo Especial, promovido pela Liga das Escolas de Samba (Liesa). No domingo (24/04), a Marquês de Sapucaí será tomada pelos desfiles das crianças.

A apuração está marcada para terça-feira (26/04), na Apoteose. No sábado (30/04), as seis escolas mais bem colocadas do Grupo Especial voltam a desfilar.

Na Estrada Intendente Magalhães os desfiles serão de quarta (20/04) a sexta (22/04), com as agremiações da Federação de Blocos de Carnaval, Grupo de Avaliação e Série Bronze. No fim de semana seguinte, desfilam na sexta (29/04) e no sábado (30/04) as escolas da Série Prata e, no domingo (01/05), dos Grupos de Acesso B e C.

Posts Recentes

“Guarda Mirim” é lançado em Maricá para formar jovens cidadãos

A Prefeitura de Maricá lançou, no último dia 13 de maio, o projeto "Guarda Mirim",…

6 horas atrás

Parque São João Marcos inaugura espaço interativo de arqueologia

O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, mantido pela Light no município de…

6 horas atrás

Série A2 tem 1ª rodada com clássicos históricos

Apesar da clara situação atual de pouco investimento, Bangu e Olaria são dois dos mais…

9 horas atrás

“Caravana + Qualifica Rio” com inscrições prorrogadas em Volta Redonda

A Prefeitura de Volta Redonda, no Sul Fluminense, anunciou a prorrogação das inscrições para o…

11 horas atrás

VINO! e as despedidas de solteiro

Neste mês de maio, aquela época especial de brinde às noivas, o VINO! Copacabana tem…

3 dias atrás

Seminário discute futuro sustentável do Rio de Janeiro

Nesta sexta-feira (16), o Instituto Coalizão Rio, em parceria com o Sistema OCB/RJ, promoveu o…

3 dias atrás