Chegou o Carnaval! Confira a programação e o esquema especial de trânsito na capital

Chegou a hora da folia. Apesar do Carnaval de rua ter sido cancelado neste ano devido às restrições de contato social por conta da Covid-19, as atividades no Sambódromo e na Intendente Magalhães estão marcadíssimas. Serão seis dias de desfiles em cada um dos locais de exibição da escolas.

O esquema especial de trânsito no Centro da cidade montado pela prefeitura da capital será implementado nesta terça-feira. A operação contará com 260 operadores, entre agentes da CET-Rio e apoiadores de tráfego, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios viários.

Serão 19 reboques para desobstrução de vias, 29 motocicletas e 30 veículos operacionais. Também serão utilizados 11 painéis de mensagens variáveis, entre fixos e móveis, para informação dos horários dos fechamentos e condições do tráfego.

O Centro de Operações da Prefeitura vai monitorar a área do sambódromo pelas câmeras, possibilitando que técnicos da CET-Rio implementem ajustes na programação dos semáforos com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito. Na madrugada desta terça-feira, já serão iniciados os deslocamentos dos carros alegóricos de duas agremiações (Acadêmicos do Cubando e Unidos da Ponte) que estão no Caju e na Avenida Brasil com destino à Cidade do Samba, a partir das 23h.

O COR terá uma posição na central de monitoramento da Liesa, que permitirá a transmissão de imagens de câmeras internas – instaladas especialmente para o desfile do Carnaval – para a Sala de Controle da Cidade Nova, e vice-versa. A integração das câmeras do evento possibilitará ainda que outros órgãos que trabalham no COR tenham acesso às imagens e possam atuar mais rapidamente no atendimento a ocorrências.

A programação do Carnaval

Na quarta-feira (20/04) e na quinta-feira (21/04) serão realizados os desfiles da Série Ouro do Carnaval carioca, que são organizados pela Liga RJ. Já na sexta-feira (22/04) e no sábado (23/04), se apresentam as escolas do Grupo Especial, promovido pela Liga das Escolas de Samba (Liesa). No domingo (24/04), a Marquês de Sapucaí será tomada pelos desfiles das crianças.

A apuração está marcada para terça-feira (26/04), na Apoteose. No sábado (30/04), as seis escolas mais bem colocadas do Grupo Especial voltam a desfilar.

Na Estrada Intendente Magalhães os desfiles serão de quarta (20/04) a sexta (22/04), com as agremiações da Federação de Blocos de Carnaval, Grupo de Avaliação e Série Bronze. No fim de semana seguinte, desfilam na sexta (29/04) e no sábado (30/04) as escolas da Série Prata e, no domingo (01/05), dos Grupos de Acesso B e C.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

16 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

16 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

16 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

18 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

18 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

18 horas atrás