Os Cartórios de Registro de Imóveis do Estado do Rio de Janeiro registraram, no primeiro semestre de 2024, um total de 458.597 atos imobiliários realizados por meio desta plataforma eletrônica. O sistema, desenvolvido pelo Operador Nacional do Registro de Imóveis (ONR), permite que cidadãos realizem uma série de serviços online, como a solicitação de certidões digitais, a pesquisa de bens imóveis e o acompanhamento do processo de registro de propriedades.
Essa marca representa um crescimento de 33% em relação ao mesmo período de 2023 e de 42% em comparação com 2022, quando a plataforma foi lançada. O total de atos realizados em 2024 já corresponde a quase 64% dos serviços digitais prestados ao longo de todo o ano passado.
De acordo com Sérgio Ávila, diretor do ONR e registrador de imóveis no Rio de Janeiro, os serviços online têm facilitado o acesso dos cidadãos aos cartórios, otimizando o tempo dos procedimentos e melhorando o ambiente de negócios no país. “Os serviços online permitem um atendimento mais ágil e sem a necessidade de deslocamento até os cartórios, o que contribui para o desenvolvimento econômico, especialmente em um setor relevante para o PIB nacional”, afirmou.
Entre os principais serviços oferecidos pela plataforma estão a Certidão Digital, com validade jurídica igual à de um documento impresso, e a Pesquisa Qualificada, que permite localizar bens registrados sob um número de CPF ou CNPJ. Além disso, a plataforma oferece a possibilidade de visualização de matrículas e acompanhamento do registro de imóveis de forma totalmente online.
O Operador Nacional do Registro de Imóveis (ONR), instituído pela Lei Federal nº 13.465/17, é mantido por 3.621 cartórios de registro de imóveis de todo o Brasil e tem como missão a operação do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (SREI), sob supervisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
*Por Flávio Cure Quando uma pessoa precisa de uma nova válvula cardíaca, as opções atuais,…
A Prefeitura de São Gonçalo, no Leste Fluminense, promove entre 27 de novembro e 27…
A Fundação Rio-Águas concluiu nesta terça-feira (19) a manutenção anual do Piscinão de Ramos, na…
A cidade de Niterói, no Leste Fluminense, é palco, desde terça-feira (19), do Campeonato Pan-Americano…
*Por Professor Hélvio Costa Porque chamo Janja de arremedo de primeira-dama? Arremedo é uma cópia…
O governador Claudio Castro foi totalmente ignorado pelo governo federal durante o G20. Além de…