O vice eleito de Eduardo Paes, o deputado Eduardo Cavaliere (PSD), pode ser o escolhido para disputar a presidência da Alerj em fevereiro do ano que vem, quando termina o mandato do atual presidente, o deputado Rodrigo Bacellar (União), que já adiantou ser candidato à reeleição. Além de presidir a Alerj, Cavaliere teria a missão de formar uma base de deputados e políticos da Baixada e do Interior do Estado em apoio à candidatura de Eduardo Paes a governador em 2026. Sentado na cadeira mais alta da Alerj, essa seria uma missão fácil para ele.
Para se manter na Alerj, sem deixar o cargo de vice-prefeito, Cavaliere poderia tomar posse em primeiro de janeiro na prefeitura e se licenciar do cargo em seguida, reassumindo o mandato parlamentar, com um mês para tocar sua campanha na Alerj. Isso já foi feito antes. Em 2016, o então deputado Comte Bittencourt foi eleito vice-prefeito de Rodrigo Neves, em Niterói. Se licenciou do cargo e seguiu com seu mandato parlamentar até 2018.
Quem já perdeu ou teve roubada a carteira de identidade sabe o transtorno que é para conseguir rapidamente uma segunda via. O deputado Luiz Paulo (PSD), que já passou por esse aperto, é o autor do projeto de lei que obriga o Detran-RJ a emitir, em caráter emergencial, um documento provisório de identificação, em até 24 horas. O projeto foi aprovado e aguarda sanção do governador.
Projeto de lei assinado pelos deputados Andrezinho Ceciliano (PT), Luiz Paulo (PL) e Índia Armelau obriga as empresas responsáveis por shows, festivais e demais eventos de grande porte a permitir a entrada de garrafas d’água e disponibilizar locais de hidratação gratuita nos eventos.
Tramita na Alerj um projeto de lei que garante isenção total de impostos estaduais na tarifa de energia elétrica aos consumidores atingidos por enchentes ou alagamentos, pelo prazo de seis meses subsequentes à ocorrência do fato gerador. A autora da proposta é a deputada Giselle Monteiro (PL).
O caso do avião presidencial é muito curioso. Quem entende de aviação sabe que a aeronave presidencial é excelente e não houve falha mecânica no México. Acham que a reclamação de Lula da Silva é pela falta de conexão interna e externa, o que pode ser resolvido com a instalação de um telefone via satélite. Fato é que alguém está querendo vender um avião para o Governo. Pode ser alguém de,dentro do Palácio que quer uma suíte aérea mais confortável com cama de casal e banheiro privativo. Janja ficaria muito satisfeita com isso. Só Jesus na causa.
“Eu me lembro da quantidade de denúncias de corrupção na Copa do Mundo, sem ninguém nunca provar. Nunca se provou que houve corrupção nos estádios brasileiros”, de Lula, em suposto lapso de memória, em evento da Bolsa do Atleta.
Luciano Coutinho é doutor em Economia pela Universidade de Cornell (EUA) e um dos fundadores do Instituto de Economia da Unicamp (também é professor convidado da universidade). Na transição de 2022, integrou o grupo técnico da indústria, comércio e serviço. É consultor sênior de empresas privadas e se reuniu em 2023 com ministros do governo Lula para definir políticas de Defesa. Nos primeiros tempos de Lula como presidente, Mantega e Coutinho viraram réus acusados de fraude de R$ 8 bilhões em repasses do BNDES à JBS (foram inocentados).
O ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia) terá de depor no Congresso e explicar os 17 encontros fora da agenda com executivos da Âmbar Energia, dos irmãos Wesley e Joesley Batista. Na sequência, o presidente Lula assina medida provisória transferindo para conta de luz dos brasileiros uma dívida bilionária da Amazonas Energia, dois dias antes da dupla fechar a compra da empresa. Deputados da oposição dizem que “esse governo continua com as mesmas práticas”, referindo-se a capítulos de corrupção envolvendo petistas. Mais: Rui Costa (Casa Civil) também deverá depor.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A coluna Capital Político é escrita por Sidnei Domingues, jornalista, advogado e apresentador de TV e Sérgio Braga, jornalista e colunista político.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…