Norte Fluminense

CDL Campos quer reabilitar centro histórico

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos, no Norte Fluminense, apresenta nesta sexta-feira (8), na sede da entidade, o Plano de Reabilitação do Centro Histórico de Campos – Retrofit 4.0. A ideia desse projeto é promover a revitalização da região.

As tratativas para a elaboração do plano estão sendo feitas desde o mês de junho, após reunião com o prefeito Wladimir Garotinho, representantes da Caixa Econômica Federal, do setor imobiliário e de entidades do setor produtivo como CDL, Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic) e SindVarejo.

O projeto, por meio de isenções fiscais, prevê a transformação de prédios comerciais em residenciais, atraindo pessoas para a principal área de comércio da cidade, revitalizando o Centro e movimentando a economia.

Projeto do CDL Campos oferece até isenção do IPTU

Entre os benefícios, estão a isenção do IPTU pelo prazo de cinco anos, após o habite-se, para novas habitações em prédios novos ou reconvertidos e isenção do ITBI por cinco anos, aplicável a imóveis que serão objeto de reconversão para uso residencial e para novas edificações de uso residencial ou misto.

Com o Retrofit, o governo municipal busca proteger o patrimônio histórico, urbanístico e ambiental do Centro, implementando um conjunto de intervenções que vão valorizar as potencialidades econômicas, culturais e turísticas, entre outras, começando com o repovoamento da área central e com a criação de moradias de interesse social.

O prefeito Wladimir Garotinho vê o Retrofit como resgate do Centro de Campos e que será um legado a ser deixado para toda área central.

“É um projeto que vai aquecer o mercado imobiliário, a construção civil, o comércio e que transformará, embelezará e trará vida nova ao nosso Centro Histórico”, declarou o prefeito.

O secretário de Planejamento, Mobilidade e Meio Ambiente, Cláudio Valadares, explica que, além do conjunto de intervenções destinadas a valorizar as potencialidades econômicas do local, haverá ainda a requalificação das áreas verdes e arborização das vias públicas. “O Retrofit do Centro da cidade vai representar vários recursos para o desenvolvimento, visando o resgate do Centro Histórico”, completou ele.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

O delegado atrás das grades

Por Nelson Lopes Caiu como uma bomba no PL de Jair Bolsonaro o pedido de…

9 horas atrás

Flup 2025 recebe programação especial do Sesc RJ

O Sesc RJ será parceiro da Flup 2025, a Festa Literária das Periferias, que acontece…

9 horas atrás

Seminário Empresarial de Turismo movimenta Maricá

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno,…

9 horas atrás

Meriti apresenta ações ambientais durante participação na COP 30

A Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria Municipal de Ambiente, Mudanças…

11 horas atrás

Fórum dos Hotéis Cinco Estrelas debate estratégias para o setor

Os gerentes dos hotéis cinco estrelas da Cidade do Rio de Janeiro participaram, na última…

11 horas atrás

PT vai apostar em influencers para ganhar eleição

O PT está atrás de influenciadores digitais para as eleições do ano que vem. O…

1 dia atrás