O curso é voltado para professor da educação básica em escola pública no Estado do Rio. (Foto de banco de imagens)
O Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj) está com inscrições abertas para o curso de extensão on-line em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. São 15 mil vagas destinadas a professores da educação básica que atuam em escolas públicas do Estado. As inscrições, gratuitas, seguem até o dia 12 de janeiro de 2025 ou enquanto houver disponibilidade.
O curso terá início em março de 2025 e será dividido em módulos de 30 horas, com carga horária total ajustada para atender às demandas dos participantes. Para participar, é necessário comprovar vínculo como professor da educação básica em escola pública no Rio de Janeiro. No ato da inscrição, os candidatos devem anexar documentos obrigatórios, como CPF, carteira de identidade e comprovante de atuação, que pode ser um contracheque atualizado dos últimos dois meses ou uma declaração assinada que ateste o exercício da docência.
A seleção obedecerá à ordem de inscrição, e, após o encerramento do período, os inscritos serão distribuídos aleatoriamente entre as três universidades ofertantes. O resultado será divulgado no dia 21 de janeiro de 2025 no site oficial do programa.
Ao final do programa, os cursistas receberão certificados emitidos pelas universidades públicas que compõem o Consórcio CEDERJ: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).
A iniciativa, promovida pela Fundação Cecierj em parceria com a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, integra o programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), ligado ao Ministério da Educação. O curso busca capacitar professores para atuar de forma mais inclusiva, abordando práticas e metodologias voltadas à educação especial.
Interessados podem acessar o link para se inscrever e garantir a participação em uma formação que promete impactar positivamente a inclusão e a qualidade da educação no estado.
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