Capital

Cedim-RJ é reinaugurado após revitalização e amplia serviços para mulheres

O governador Cláudio Castro reinaugurou, nesta quinta-feira (27), o novo prédio do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Rio de Janeiro (Cedim-RJ). A revitalização do imóvel, tombado pelo Patrimônio Histórico, contou com um investimento superior a R$6 milhões, sendo coordenada pela Secretaria de Estado da Mulher (SEM-RJ) e executada pela Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop).

A nova estrutura do Cedim-RJ conta com aproximadamente 1.700 metros quadrados de área total e 700 metros quadrados de área construída. Entre os destaques estão uma biblioteca especializada sobre a luta das mulheres, auditório para eventos, nove salas de reunião e capacitação, além de espaços climatizados para cursos e formação profissional. O local também foi projetado para fomentar a inclusão digital e estimular o empreendedorismo feminino.

Durante a cerimônia de reinauguração, o governador destacou o compromisso da gestão estadual com a equidade de gênero e o fortalecimento das mulheres. “A revitalização do Cedim-RJ vai além de uma simples restauração. Estamos garantindo que este espaço continue sendo um símbolo de resistência e avanço. Desde o início do nosso governo, a pauta dos direitos das mulheres é uma prioridade”, afirmou Cláudio Castro.

A secretária de Estado da Mulher e presidente do Cedim-RJ, Heloisa Aguiar, também reforçou a importância do espaço como ponto de referência para a população feminina. “O Cedim é um símbolo de resistência e avanço para as mulheres do nosso Estado. Este espaço vai promover informação, discussão e estímulo ao empoderamento feminino”, destacou a secretária.

O compromisso com a inclusão feminina também se refletiu na execução da obra, que reservou pelo menos 5% das vagas para mão de obra feminina, conforme determinação do governo estadual. A engenheira Michelle das Chagas Gomes Castro, responsável pela revitalização, destacou que cerca de 20% da equipe foi composta por mulheres. “Tivemos participação feminina em todas as etapas do processo, principalmente nos acabamentos, onde o capricho e a atenção aos detalhes fazem diferença. Oportunidades como essa mostram que o lugar da mulher é onde ela quiser”, afirmou a engenheira.

Prédio histórico do Cedim-RJ teve elementos arquitetônicos preservados

O prédio histórico, localizado na Rua Camerino, número 51, no Centro do Rio, foi construído em 1907 e já abrigou uma escola antes de se tornar sede do Cedim-RJ. A restauração preservou elementos arquitetônicos originais, respeitando sua história e identidade cultural.

Criado em 1987, o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher tem como missão assessorar, formular e monitorar políticas voltadas à valorização e promoção dos direitos femininos. O local foi palco de movimentos históricos, como o Lobby do Batom, que contribuiu para a inclusão de direitos fundamentais na Constituição, como a igualdade salarial entre homens e mulheres e mecanismos para combater a violência doméstica.

A primeira presidente do Cedim-RJ, Helena Piragibe, destacou a importância da luta feminina na construção de políticas públicas. “Termos hoje uma secretaria exclusiva para políticas públicas destinadas às mulheres é resultado de anos de luta. A sociedade civil tem um papel essencial em promover ações e garantir voz a todas as mulheres”, afirmou.

O Estado do Rio de Janeiro tem investido na ampliação de políticas voltadas às mulheres. Em 2024, o Orçamento Mulher destinou mais de R$8 bilhões a iniciativas em diversas áreas, incluindo segurança pública, saúde, educação e assistência social. A Secretaria de Estado da Mulher realizou mais de 11 mil atendimentos nos três Centros Especializados de Atendimento à Mulher e implementou uma plataforma digital que conecta vítimas de violência a vagas de emprego.

O Cedim-RJ continuará aberto ao público, com uma programação diversificada, disponível no site e nas redes sociais do órgão.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

São Francisco de Itabapoana promove campanha sobre riscos de agrotóxicos

A Secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, está realizando a…

15 segundos atrás

Campanha de vacinação contra o HPV começa em São Pedro da Aldeia

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia iniciou, nesta terça-feira (7), a campanha de vacinação…

16 minutos atrás

Três praias de Saquarema conquistam o selo Bandeira Azul

A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…

17 horas atrás

CREA-RJ defende retomada da Linha 3 do metrô

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…

18 horas atrás

Jonas Dico é eleito prefeito de Três Rios

A população de Três Rios, na Região Serrana, foi às urnas neste domingo (5) escolher…

24 horas atrás

FlaMaster vence amistoso em Paulo de Frontin

Por Marcos Vinicius Cabral Com gols de Zé Roberto, Marcos Denner e Nelinho, o FlaMaster…

1 dia atrás