Saúde

Central Farmacêutica é inaugurada em Angra dos Reis

A nova Central Farmacêutica e a Farmácia Social de Angra dos Reis, no Sul Fluminense, foram oficialmente inauguradas nesta segunda-feira (27), no bairro Parque das Palmeiras. Localizadas na Rua José Belmiro da Paixão, 148, as instalações substituem o antigo espaço no Balneário e passam a concentrar o armazenamento e a distribuição de medicamentos para as unidades de saúde do município.

O atendimento à população continuará sendo realizado diretamente nas unidades de saúde locais e em pontos estratégicos, como a UPA Infantil. Já a Farmácia Social, que também funciona no local, oferece medicamentos que não fazem parte da lista do Sistema Único de Saúde (SUS). Esses itens são adquiridos pela Prefeitura para atender às necessidades dos moradores, garantindo acesso gratuito aos medicamentos essenciais.

Moradora aprova a nova Central Farmacêutica

Margarida de Almeida, moradora do Campo Belo, destacou os benefícios da nova unidade. “Já recebo medicamentos há algum tempo, e essa unidade ficou excelente. O atendimento é ótimo, e agora está mais prático, com a Farmácia próxima ao ponto de ônibus, facilitando o deslocamento”, ressalta.

Os medicamentos da Farmácia Social podem ser retirados às quartas-feiras, entre 8h30 e 14h, mediante apresentação da Folha de Receita de Medicamentos de Uso Controlado (REMU).

A Secretaria de Saúde de Angra dos Reis está prestes a lançar dois novos projetos para facilitar o acesso aos medicamentos. O programa “Remédio em Casa” entregará medicamentos gratuitamente nas residências de idosos e pessoas com dificuldades de locomoção. A iniciativa utilizará motos climatizadas, uma inovação que coloca Angra dos Reis na vanguarda nacional em transporte farmacêutico.

O segundo projeto, chamado “Onde Tem Remédio”, será um aplicativo que permitirá à população localizar farmácias públicas com medicamentos disponíveis, otimizando o tempo e evitando deslocamentos desnecessários. A iniciativa está alinhada com a Lei 14.654/2023, que exige a divulgação da disponibilidade de medicamentos no SUS.

“A Farmácia Central foi totalmente adaptada para oferecer conforto e acessibilidade tanto aos moradores quanto aos profissionais que aqui atuam. Essa inauguração marca o início de um projeto essencial para idosos e pessoas com dificuldade de locomoção: o programa ‘Remédio em Casa’, que levará medicamentos gratuitos diretamente às residências dos angrenses, garantindo um atendimento mais humanizado e acolhedor”, afirmou o secretário de Saúde, Rodrigo Ramos.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Pacote de leis de Enfrentamento ao Crime tramita na Alerj

A Alerj vota na semana que vem o projeto de lei 5.908/25, de autoria do…

12 horas atrás

Espetáculo une teatro, dança e ancestralidade em São João de Meriti

O município de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, será palco, no próximo sábado…

12 horas atrás

Simulação de desastre em Petrópolis testa envio de alerta de chuvas

A população de Petrópolis, na Região Serrana, recebeu nesta quarta-feira (10) um alerta de chuvas…

12 horas atrás

Encontro Brasil-Japão reúne Firjan em São Paulo

O presidente do Conselho Superior da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, participou nesta terça-feira (9)…

13 horas atrás

Meriti entrega veículos elétricos para cooperativa de catadores

A Prefeitura de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, por meio da Secretaria de…

1 dia atrás

2º Mutirão Estadual da Renegociação tem participação da Rio Enel

Em parceria com o Procon-RJ e a Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor, a…

1 dia atrás