Baixada Fluminense

Centro de Referência do Programa Empoderadas na Baixada Fluminense

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, inaugurou na última segunda-feira (30) o segundo Centro de Referência do Programa Empoderadas, desta vez na cidade de Nilópolis, Baixada Fluminense. O objetivo do espaço é prestar atendimento especializado a mulheres vítimas de violência, oferecendo assistência jurídica, psicológica e social.

O novo Centro de Referência irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com uma equipe multidisciplinar especializada no acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade. O espaço é o segundo aberto pelo Programa Empoderadas, que inaugurou sua primeira unidade em junho, no município de Armação de Búzios. Além dos centros, o Programa já conta com 65 polos espalhados pelo estado, onde são realizadas atividades como aulas de defesa pessoal no tatame, promovendo não apenas a segurança física, mas também a saúde mental das participantes.

De acordo com a superintendente de Empoderamento e Equidade de Gênero do Governo do Estado, Érica Paes, a inauguração em Nilópolis é mais um passo importante no fortalecimento da rede de apoio às mulheres da Baixada Fluminense. “Uma nova porta se abre para as nilopolitanas. Elas poderão contar com o suporte de uma equipe multidisciplinar, pois entendemos a importância desta estrutura para garantir segurança, prevenção e a possibilidade de um recomeço para muitas mulheres”, destacou.

Novo Centro de Referência oferta cursos profissionalizantes

Além do atendimento especializado, o Centro de Referência também oferecerá cursos de capacitação profissional gratuitos, como panificação, cabeleireira e maquiadora, visando à independência financeira das mulheres atendidas. Esses cursos fazem parte da estratégia do Programa Empoderadas de proporcionar autonomia econômica, ajudando a romper o ciclo de violência. “Nossos cursos profissionalizantes têm garantido autonomia e um futuro de novas possibilidades a mulheres vítimas, longe da amarra financeira que corrobora com o ciclo da violência”, afirmou Érica Paes.

As interessadas em participar das atividades ou buscar atendimento podem se inscrever previamente por meio de um formulário online ou comparecer diretamente ao Centro de Referência.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Três praias de Saquarema conquistam o selo Bandeira Azul

A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…

16 horas atrás

CREA-RJ defende retomada da Linha 3 do metrô

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…

17 horas atrás

Jonas Dico é eleito prefeito de Três Rios

A população de Três Rios, na Região Serrana, foi às urnas neste domingo (5) escolher…

23 horas atrás

FlaMaster vence amistoso em Paulo de Frontin

Por Marcos Vinicius Cabral Com gols de Zé Roberto, Marcos Denner e Nelinho, o FlaMaster…

1 dia atrás

Transplantes no Rio somam 807 no semestre

O Rio de Janeiro realizou 807 transplantes de órgãos e tecidos no primeiro semestre de…

1 dia atrás

Campanha de Multivacinação começa em Nova Iguaçu

A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira…

1 dia atrás