No Mês da Consciência Negra, o Clube de Leitura CCBB 2024 reúne Itamar Vieira Junior e Jeferson Tenório em uma conversa sobre o legado literário e social de suas obras, que exploram o Brasil contemporâneo ainda marcado pelo racismo e pela opressão histórica.
Os livros “Torto Arado” e “O Avesso da Pele”, escolhidos pelo público para a leitura e debate do mês, abrem espaço para uma reflexão sobre a herança do patriarcado e o passado escravista brasileiro. O evento acontece nesta quarta-feira (13), às 17h30, na Biblioteca Banco do Brasil, no 5º andar do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, com entrada gratuita.
Itamar Vieira Junior, que acaba de ser indicado ao Prêmio Jabuti por “Salvar o Fogo”, expressa entusiasmo em estar com Jeferson Tenório no evento e interagir com os leitores. “Estou muito feliz de estar com Tenório neste evento e encontrar leitores para conversar um pouco sobre nossas escritas”, afirmou Itamar. A curadora e mediadora do Clube, Suzana Vargas, destaca que as narrativas de ambos os autores, apesar de abordarem tempos e situações distintas, retratam a persistência do preconceito racial no Brasil, para o qual a abolição da escravatura ainda pouco significou.
A escritora Elisabeth Manja também participará da discussão, que integra o penúltimo encontro do Clube de Leitura CCBB 2024. Todos os encontros são disponibilizados no YouTube do Banco do Brasil, ampliando o acesso ao debate e às leituras.
Os encontros do Clube acontecem no Salão de Leitura da Biblioteca Banco do Brasil, localizada no Centro da capital, até dezembro, sempre na segunda quarta-feira de cada mês, com entrada gratuita, mediante retirada dos ingressos na bilheteria do CCBB RJ ou pelo site. A mediação é da curadora Suzana Vargas e o microfone será aberto para a plateia nos 30 minutos finais dos encontros. A gravação integral será disponibilizada no canal do Banco do Brasil no YouTube, na semana seguinte ao evento. Em 2023, 1.243 pessoas participaram presencialmente do Clube e foram feitos milhares de acessos na playlist dele. A edição do ano passado recebeu os escritores Paula Tavares; Milton Hatoum; Gonçalo Tavares; Gregório Duvivier; Cida Pedrosa; Eliakin Rufino; José Eduardo Agualusa; Luiz Fernando Carvalho e Ítalo Moriconi; Conceição Evaristo; Mia Couto; e Antonio Torres.
A Biblioteca Banco do Brasil foi fundada em 1931, voltada para as áreas de Administração, Finanças e Economia. Com a criação do Centro Cultural, em 1989, o acervo foi ampliado para as áreas de Artes, Literatura e Ciências Sociais e hoje possui mais de 200 mil exemplares, em constante atualização, ocupando todo o quinto andar deste prédio centenário.
Clube de Leitura CCBB 2024 – Com Itamar Vieira Júnior e Jeferson Tenório
Participação de Elisabeth Monja
13 de novembro
Às 17h30
Evento Gratuito
Ingressos disponíveis na bilheteria do CCBB ou pelo site, a partir das 9h, do dia do encontro.
Classificação indicativa: Livre
Biblioteca Banco do Brasil: Rua Primeiro de Março, 66 – 5º andar, Centro, Rio de Janeiro.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
O Governo do Rio terá de oferecer cursos de profissionalização, e inserção no mercado de…
A cidade de Maricá, no Leste Fluminense, recebe a partir desta quinta-feira (14) a quarta…
A Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) marcou presença na ExpoFavela 2024, realizada em…
A capital fluminense sedia a partir desta quinta-feira (14) o festival Aliança Global Festival Contra…
A Associação Brasileira para o Desenvolvimento da Navegação Interior (ABANI), que reúne mais de 25…
O Cenário do Mercado Imobiliário de Niterói foi o foco do evento realizado nesta quinta-feira…