Baixada Fluminense

Coleta de óleo de cozinha em escolas começa em Meriti

A Prefeitura de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, deu um novo passo em direção à sustentabilidade ao assinar, na sexta-feira (13), o primeiro termo de cooperação técnica do programa Óleo Premiado. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Ambiente, Mudanças do Clima e Bem-Estar Animal, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e tem como meta estimular a coleta e o descarte adequado de óleo de cozinha usado, inicialmente em dez escolas da rede municipal de ensino.

A primeira parceria foi firmada com a empresa UniÓleo, que ficará responsável por toda a logística reversa do resíduo de óleo vegetal. Além de garantir que o material coletado tenha a destinação ambiental correta, o programa prevê o repasse de recursos financeiros a uma cooperativa envolvida no processo. Esses valores, por sua vez, serão utilizados para o desenvolvimento de metas ambientais e ações de educação e conscientização dentro das próprias escolas.

Segundo a Prefeitura, a lista das escolas participantes será divulgada após o recesso do meio do ano. Até lá, equipes técnicas e pedagógicas vão trabalhar na preparação das unidades, que também receberão campanhas educativas para engajar alunos, professores e comunidade escolar.

Para o secretário municipal de Ambiente, Antonio Marcos Barreto, o projeto é um marco na integração entre educação ambiental e gestão de resíduos. “O projeto Óleo Premiado será fundamental na educação ambiental aliada à sustentabilidade. Com essa iniciativa, vamos promover a destinação correta de um resíduo altamente poluente e ainda fomentar projetos socioambientais em escolas da nossa rede”, afirmou Barreto.

A secretária de Educação, Eneila Lucas, também destacou o papel pedagógico da iniciativa. “Além de cuidar do meio ambiente, estamos formando cidadãos conscientes. As escolas serão protagonistas neste processo de transformação, e logicamente, queremos levar o projeto para todas as unidades”, disse.

Coleta de óleo de cozinha ajuda a evitar contaminação de água

De acordo com a UniÓleo, o impacto da ação vai além dos muros escolares. Célio Rangel, representante da empresa, lembrou que o descarte incorreto do óleo pode contaminar grandes volumes de água, gerando danos ambientais consideráveis. “Ficamos honrados em fazer parte dessa iniciativa, pois somos de Meriti. O descarte incorreto do óleo pode contaminar litros de água. Esse projeto vai fazer a diferença para o meio ambiente e para a vida das pessoas”, completou.

O Óleo Premiado faz parte do Programa Municipal de Coleta Seletiva e Inclusão Social, que visa ampliar a consciência ambiental e incentivar práticas de sustentabilidade em São João de Meriti. A expectativa é de que o modelo seja ampliado gradativamente, alcançando outras escolas e comunidades do município nos próximos meses.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
 

Posts Recentes

Três praias de Saquarema conquistam o selo Bandeira Azul

A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…

11 horas atrás

CREA-RJ defende retomada da Linha 3 do metrô

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…

12 horas atrás

Jonas Dico é eleito prefeito de Três Rios

A população de Três Rios, na Região Serrana, foi às urnas neste domingo (5) escolher…

18 horas atrás

FlaMaster vence amistoso em Paulo de Frontin

Por Marcos Vinicius Cabral Com gols de Zé Roberto, Marcos Denner e Nelinho, o FlaMaster…

19 horas atrás

Transplantes no Rio somam 807 no semestre

O Rio de Janeiro realizou 807 transplantes de órgãos e tecidos no primeiro semestre de…

19 horas atrás

Campanha de Multivacinação começa em Nova Iguaçu

A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira…

19 horas atrás