Baixada Fluminense

Coleta de óleo de cozinha em escolas começa em Meriti

A Prefeitura de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, deu um novo passo em direção à sustentabilidade ao assinar, na sexta-feira (13), o primeiro termo de cooperação técnica do programa Óleo Premiado. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Ambiente, Mudanças do Clima e Bem-Estar Animal, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e tem como meta estimular a coleta e o descarte adequado de óleo de cozinha usado, inicialmente em dez escolas da rede municipal de ensino.

A primeira parceria foi firmada com a empresa UniÓleo, que ficará responsável por toda a logística reversa do resíduo de óleo vegetal. Além de garantir que o material coletado tenha a destinação ambiental correta, o programa prevê o repasse de recursos financeiros a uma cooperativa envolvida no processo. Esses valores, por sua vez, serão utilizados para o desenvolvimento de metas ambientais e ações de educação e conscientização dentro das próprias escolas.

Segundo a Prefeitura, a lista das escolas participantes será divulgada após o recesso do meio do ano. Até lá, equipes técnicas e pedagógicas vão trabalhar na preparação das unidades, que também receberão campanhas educativas para engajar alunos, professores e comunidade escolar.

Para o secretário municipal de Ambiente, Antonio Marcos Barreto, o projeto é um marco na integração entre educação ambiental e gestão de resíduos. “O projeto Óleo Premiado será fundamental na educação ambiental aliada à sustentabilidade. Com essa iniciativa, vamos promover a destinação correta de um resíduo altamente poluente e ainda fomentar projetos socioambientais em escolas da nossa rede”, afirmou Barreto.

A secretária de Educação, Eneila Lucas, também destacou o papel pedagógico da iniciativa. “Além de cuidar do meio ambiente, estamos formando cidadãos conscientes. As escolas serão protagonistas neste processo de transformação, e logicamente, queremos levar o projeto para todas as unidades”, disse.

Coleta de óleo de cozinha ajuda a evitar contaminação de água

De acordo com a UniÓleo, o impacto da ação vai além dos muros escolares. Célio Rangel, representante da empresa, lembrou que o descarte incorreto do óleo pode contaminar grandes volumes de água, gerando danos ambientais consideráveis. “Ficamos honrados em fazer parte dessa iniciativa, pois somos de Meriti. O descarte incorreto do óleo pode contaminar litros de água. Esse projeto vai fazer a diferença para o meio ambiente e para a vida das pessoas”, completou.

O Óleo Premiado faz parte do Programa Municipal de Coleta Seletiva e Inclusão Social, que visa ampliar a consciência ambiental e incentivar práticas de sustentabilidade em São João de Meriti. A expectativa é de que o modelo seja ampliado gradativamente, alcançando outras escolas e comunidades do município nos próximos meses.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
 

Posts Recentes

Para celebrar com os pais

O Dia dos Pais chegou e preparamos uma pequena listinha para vocês aproveitarem com a…

18 horas atrás

Campos celebra 373 anos da festa do Santíssimo Salvador

Foi celebrada nesta quarta-feira (6) a Santa Missa Solene em comemoração aos 373 anos da…

23 horas atrás

“Somos um clube com menos problemas e financeiramente igual aos demais”, diz presidente do Madureira

Por Marcos Vinicius Cabral A grandeza de um clube de futebol não se resume apenas…

1 dia atrás

Mackenzie é campeão sub-09 de futsal do Rio

Em um domingo ensolarado no Grajaú Country Club, o Sport Club Mackenzie venceu por 6…

2 dias atrás

BGA RJ recebe ex-prefeito de Miguel Pereira em encontro sobre inovação

A Bolsa de Gêneros Alimentícios do Estado do Rio de Janeiro (BGA RJ) realizou, na…

2 dias atrás

Governo mandará pacote de medidas econômicas para votação na Alerj

O secretário de estado da Casa Civil, Nicola Miccione, anunciou que o governo enviará à…

2 dias atrás