O governador Cláudio Castro continua surfando tranquilo na Alerj, onde tem maioria para aprovar as suas mensagens. Foi com essa tranquilidade que ele participou da sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos, na última terça-feira. Em seu discurso, Castro não poupou elogios aos deputados.
O plenário do Palácio Tiradentes não perde sua importância. O local foi o escolhido para a sessão de reabertura dos trabalhos na Alerj. No dia a dia, as sessões de votação são no plenário da nova sede, na Rua da Ajuda. Mas as solenidades mais importantes continuam sendo no Palácio Tiradentes. Foi assim com a posse dos deputados e a abertura da legislatura.
O deputado Val Ceasa (Patriota) disse que não teve descanso durante o recesso parlamentar. Ele conta que trabalhou intensamente junto com a Prefeitura do Rio par atender as comunidades da Zona Norte, Irajá, Vista Alegre, Pavuna, Vigário Geral, Fazenda Botafogo, entre outros bairros.
Val Ceasa, que ajudou a eleger três vereadores no Rio, disse que agora vai trabalhar para ampliar o número de cadeiras do seu partido na Câmara Municipal e articular candidaturas na Baixada Fluminense.
O deputado Anderson Moraes (PL) aprovou uma indicação legislativa para que o Governo do Estado notifique a SuperVia a reinstalar os bicicletários nas estações da Zona Oeste do Rio e da Baixada Fluminense. Segundo ele, os bicicletários são fundamentais para que trabalhadores se desloquem de casa a até a estação, sem precisar pagar passagem em outro transporte público.
A Alerj decidiu esta semana devolver o mandato da deputada Lucinha (PSD), que havia sido suspenso pela Justiça. Ela é investigada sobre a acusação de envolvimento com a milícia que atua na Zona Oeste do Rio. Mas a Polícia Federal continua com as investigações e há quem diga que ela ainda corre o risco de ser presa, mesmo no exercício do mandato parlamentar. Há precedentes.
“O partido cometeu erros no passado e nem todos são obrigados a suportar”, de Lula, na volta de Marta Suplicy ao PT, de onde saiu em 2015, “constrangida pelos escândalos de corrupção que atingiram a sigla”.
Novo ano, a mesma guerra: Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, está repetindo que estão a caminho medidas como limitações de decisões monocráticas e mandato para o STF. São temas que já inspiraram Gilmar Mendes a chamar os autores da proposta de “pigmeus morais”, acusando-os de “brincar de fazer emenda constitucional”. Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes já partiram para a guerra, com declarações mais que agressivas.
Há uma questão polêmica envolvendo a Mocidade Independente de Padre Miguel: a escola cita um Luiz Inácio no seu samba. E diz se tratar de um pescador homônimo do presidente, que plantou, anos atrás, o maior cajueiro do mundo no Rio Grande do Norte.
Contudo, a coincidência dos nomes vai ser esquentada na Sapucaí: o pescador virá com uma faixa presidencial estilizada e tudo mais. Um carro da Mocidade, por outro lado, vai contar a história do caju no carnaval e de maneira especial. Vai perfumar a avenida com o cheiro do fruto.
Mais: ao lado do pescador homônimo não virá nenhuma Janja no estilo. Deus é pai, ainda bem.
A Polícia Federal quer que o ex-presidente Jair Bolsonaro seja ouvido por suspeita de importunar uma baleia em passeio de jet-ski. Os analistas acham que não faltam motivos para investigar o ex-chefe do Governo e seus filhos. Há quem aposte que a polícia pode até presentear todos os integrantes do clã com um troféu de “perseguidos”. Moraes mandou procurar e intimidar a baleia para testemunhar contra Bolsonaro.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A coluna Capital Político é escrita por Sidnei Domingues, jornalista, advogado e apresentador de TV e Sérgio Braga, jornalista e colunista político.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…