Capital Político

Time do Nova Iguaçu perde campeonato estadual, mas recebe homenagem na Alerj

Tudo bem que chegar às finais do campeonato estadual e se sagrar vice-campeão foi um grande feito para o Nova Iguaçu Futebol Clube. Mas isso não justifica a iniciativa do deputado Carlinhos BNH em dar ao clube o título de Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. Definitivamente, a Alerj está banalizando o que deveria ser uma honraria.


PRD deixa candidatos a vereador apoiarem quem quiserem

O deputado Val Ceasa usou a tribuna da Alerj para deixar claro que o PRD, fusão do Patriotas com o PTB, caminhará junto com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, nas eleições municipais deste ano. Mas ressaltou que os candidatos a vereador não terão a obrigação de fechar com Paes Eles estão livres desde já para apoiar qualquer candidato majoritário, até o candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro, Alexandre Ramagem. Com sua estratégia, Val espera eleger pelo menos três vereadores na capital.


Deputado organiza caravana para manifestação em Copacabana

O deputado Anderson Moraes (PL) está articulando uma caravana de prefeitos ligados ao partido para a manifestação do próximo domingo (21/04) na Avenida Atlântica, em Copacabana, a partir das 10h. Mas Anderson Moraes está solicitando aos seus convidados para que não levem faixas ou cartazes com textos abusivos, nem contra o STF, nem contra qualquer poder político. O deputado também ressalta que as despesas da manifestação não envolvem dinheiro público.


Isenção para produtor rural

O deputado Flávio Serafini (Psol) está defendendo isentar os pequenos produtores rurais do pagamento de pedágio nas vias estaduais. Ele apresentou na Alerj projeto de lei neste sentido. O parlamentar alega que a iniciativa será de grande valia no apertado orçamento desses trabalhadores.


Prioridade para pais de deficientes

O deputado Rosenverg Reis (MDB) apresentou um projeto de lei na Alerj que estabelece prioridade na remoção de policiais civis, militares e penais do Estado quando comprovadamente possuírem filhos ou dependentes com algum tipo de deficiência permanente ou temporária. Para isso, a deficiência dos filhos e dependentes deverá ser comprovada através de laudo emitido por profissional médico ou psicólogo habilitado.


Socorro para Noroeste do Estado

O deputado Jair Bittencourt (PL) está solicitando ao governador Cláudio Castro, através de indicação legislativa, a entrega do Cartão Recomeçar aos moradores do Noroeste Fluminense que sofreram prejuízos com as fortes chuvas que atingiram recentemente a região. Concedido através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, o Cartão Recomeçar é um benefício no valor de R$ 3 mil para auxiliar as pessoas em condição de vulnerabilidade social a superarem os prejuízos causados pelas chuvas.


Cartão Material Escolar

O governador Cláudio Castro sancionou duas leis que garantem mais estrutura para estudantes e professores da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. Ambas de autoria da deputada Célia Jordão (PL), as Leis 10.313/2024 e 10.314/2024 criam o Cartão Material Escolar e o Cartão Material de Apoio Pedagógico que proporcionam a concessão de benefício anual, por meio de auxílio financeiro via cartão de débito.


Ganhar nada

“Um povo sem cultura não tem o que dizer. Predar uns aos outros é uma vocação primitiva do homo sapiens, de querer levar vantagem, ganhar tempo, ganhar alguma coisa”, de Aiton Krenak, primeiro indígena na Academia Brasileira de Letras.


Começaram as fraudes

“Isso é coisa do Prates”. A frase foi dita, de forma raivosa pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, acompanhado de um soco na mesa. Silveira se referia às denúncias que vieram à tona nos últimos dias sobre suposta fraude na nomeação de Leandro Xingó Tenório de Oliveira para a diretoria da ENBPar, holding que controla a Eletronuclear e Itaipu. “Xingózinho”, como é mais conhecido, é homem de confiança de Silveira, que levanta suas suspeitas sobre a origem das acusações.


Os caras reunidos

No primeiro mandato de Lula, tal sua importância e poder de decisão, José Dirceu sentava-se à direita de Lula nas reuniões ministeriais, a cadeira que historicamente pertencia ao Ministro da Justiça. O vice-presidente da época, José Alencar, sentava-se à esquerda. Agora, Rui Costa também queria se sentar à direita de Lula, mas o presidente destinou essa cadeira para Geraldo Alckmin. E Costa foi para a esquerda. À direita de Alckmin, agora está Ricardo Lewandowski (Justiça).


Nau sem rumo, diz Moro

Depois da primeira absolvição, o senador Sérgio Moro (União-PR) afirma que seu principal papel no momento é de fazer oposição ao governo Lula. Ex-juiz da Lava Jato, que desvendou o maior escândalo de corrupção da história e que prendeu em 2018, o atual presidente, Moro se impressiona com a falta de rumo da administração petista: “Lula não tem projeto para o país”. E emenda: “o único norte que eu vejo é o ministro Haddad querendo cobrar mais tributo para o Lula poder gastar mais.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

A coluna Capital Político é escrita por Sidnei Domingues, jornalista, advogado e apresentador de TV e Sérgio Braga, jornalista e colunista político.

Posts Recentes

Evento “Mulheres no Imobiliário” destaca protagonismo, superação e transformação do setor imobiliário

Com o tema “Mulheres no Imobiliário – Inspirando, transformando e realizando”, o Creci-RJ promoveu na…

11 horas atrás

Uso Prolongado de Antidepressivos e o Risco de Morte Cardíaca Súbita

*Por Flávio Cure A morte cardíaca súbita (MCS) é uma das principais causas de óbito…

15 horas atrás

Conservatória inaugura novo coreto com shows gratuitos

No próximo sábado (12), Conservatória, distrito de Valença, no Sul Fluminense, ganhará um novo espaço…

16 horas atrás

Caravana do Esporte em Maricá neste fim de semana

A Prefeitura de Maricá promove, no Leste Fluminense, neste sábado (12), a primeira edição da…

17 horas atrás

Prefeitura de Macaé abre mais de mil vagas temporárias na Saúde

A Prefeitura de Macaé, no Norte Fluminense, anunciou a abertura do Processo Seletivo Simplificado (PSS)…

17 horas atrás

Irmãos Jordy brigam por apelido

O deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) entrou com ação na Justiça para que o irmão,…

17 horas atrás