Por Juedir Teixeira*
Os empresários brasileiros enfrentam muitos desafios na sua jornada como empreendedor, sendo alguns de natureza externa, como o aumento da carta tributário por exemplo, sobre os quais não consegue agir de forma direta e os de natureza interna, nos quais pode agir, desde sejam devidamente identificados e sejam adotadas as estratégias certas. No Livro Consultoria Empresarial, da Editora Ser Mais de 2018, do qual sou coautor, escrevi uma frase que gosto muito: “em gestão o diagnóstico é mais importante que o prognóstico” se o gestor identificar bem o problema a probidade de encontrar a solução é muito grande.
O mundo dos negócios vem passando por mudanças e transformações tão rápidas, que quando você encontra a resposta já mudou a pergunta. Tais mudanças são impulsionadas por dois fatores: mudança do hábito de consumo da sociedade e transformação digital. Vivemos em um momento da humanidade no qual, pela primeira, convivem cinco gerações diferentes
Em função das rápidas mudanças no cenário dos negócios, realizamos recentemente uma pesquisa para certificar se algumas dores sentidas pelos empresários brasileiros são realmente por eles percebidas. Selecionamos aquelas dores cuja solução depende somente do empresário. Reclamar do governo faz você parte do problema, não que não seja justa a reclamação, mas estabelecer estratégia para resolver aquilo que está ao seu alcance, faz você parte da solução.
A pesquisa foi feita com empresários e gestores de empresas de diversas regiões do país e de diversos portes e segmentos, cujo resultado vou compartilhar com vocês neste artigo. Você vai identificar que os problemas são os mesmos para empresas de qualquer segmento porte, tamanho e região do país, pelo menos você vai ter um conforto, que não está sozinho no sofrimento das dores.
Os principais dados obtidos na pesquisa foram os seguintes:
Região do país:
Segmento de marcado:
Idade das empresas pesquisadas
O aumento da competição no mercado, que impede a recomposição de margens e leva a necessidade de melhoria da gestão (aumentar venda e reduzir despesas, melhorando os processos) é uma dor enfrentada pelo empresário.
A mudança de hábito dos consumidores, principalmente as gerações mais jovens, sejam eles empregados ou clientes é uma dor sentida pelo empresário.
A falta de profissionais qualificados no mercado, principalmente no nível de gestão é uma dor para o empresário.
A necessidade de inovação, seja ela de processos, produtos, modelo de negócio, tecnologia e outras, tem sido uma dor do empresário.
A polarização dos negócios, ou seja, a tendência de ficar no mercado somente as grandes redes e os pequenos negócios de bairros, reduzindo ou até mesmo desaparecendo os médios negócios de varejo, é algo percebido pelo empresário.
A longevidade das empresas tem sido inversamente proporcional a das pessoas (segundo o IBGE menos de 40% das empresas no Brasil conseguem sobreviver após cinco anos de atuação). Essa é uma dor percebida pelo empresário.
Grande cobertura de estoque, com produtos que vendem não tendo em e estoque e os produtos que têm no estoque não vendem, ocasionando perda de venda por ruptura de estoque e perda de dinheiro com recursos imobilizados, é uma dor do empresário.
Pequenos e médios empresários muitas vezes evitam buscar ajuda externa, como consultoria e mentoria, pois acreditam que são autossuficientes e conseguiram levar o negócio ao sucesso até o momento. Além disso relutam em delegar pois consideram que suas equipes não estão preparadas e não investem na capacitação do time.
As mudanças climáticas afetarão o desempenho do seu negócio.
Além das dores citadas, perguntamos quais outras afetam o dia a dia da gestão dos negócios, cujos resultados foram os seguintes:
Das nove perguntas formuladas, 82% concordam plenamente ou concordam que elas existem em empresas de todas as regiões do país, de todos os segmentos e de todos os portes que responderam as perguntas. Portanto, se você como empresário sente as mesmas dores, resta um consolo, você não está sozinho.
Para cada uma das dores desenvolvemos estratégias para minimizá-las ou eliminá-las. Se você quiser saber mais sobre o tema, entre em contato comigo: juedir@me.com
Juedir Teixeira é PhD. em Gestão.
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