Por Juedir Teixeira*
O Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais, sendo comum a troca de cartões e presentes. No Brasil a data é comemorada no dia 12 de junho, por ser véspera do 13 de junho, Dia de Santo Antonio, santo português com tradição de casamenteiro
A História do Dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum tido em homenagem a São Valentim. A associação com o amor romântico chega no final da Idade Média, durante o qual o amor romântico foi formulado.
O Bispo Valentim lotou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras, acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.
Além de continuar celebrando casamentos, ele se casou secretamente, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.
Outra versão diz que no século XVII, Ingleses e Franceses passaram a celebrar o dia de São Valentim, 14 de fevereiro dia da sua morte, como a união do Dia dos Namorados
A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o The Valentine’s Day. E na Idade Média dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta do(a) amado(a).
Estima-se que milhões de mensagens românticas são enviados a cada ano, tornando esse dia um dos mais lucrativos do ano para o varejo. Também se estima que as mulheres comprem aproximadamente 85% de todos os presentes no Brasil.
Atualmente o Dia dos Namorados é o terceiro em termos de oportunidade de venda para o varejo em geral, perdendo apenas para o Dia das Mães e para o Natal.
E você tem criado as suas estratégias para aproveitar esta ótima chance de vender mais?
As ações a seguir mencionadas se adotadas com a devida antecedência poderão melhorar o resultado do seu negócio:
As ações propostas certamente aumentarão as vendas da sua loja nessa data comemorativa e poderão aumentar as vendas nos meses subsequentes, com o aumento da sua base de cliente.
Juedir Teixeira é PhD. em Gestão.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…