Conexão Rio-BSB

Bancada do Rio prestigiada por sucessor de Lira

Por Nelson Lopes

O favorito para ocupar a presidência da Câmara a partir de fevereiro do ano que vem, deputado Hugo Motta, da Paraíba, se reuniu com a numerosa e diversa bancada fluminense na Casa. Apesar de já estar com a eleição para a sucessão de Arthur Lira consolidada, o deputado fez questão de ouvir as demandas de grande parte dos 47 parlamentares do Rio e ter a garantia dos seus votos. Nos registros, é possível ver que Motta conta com a simpatia de deputados de vários partidos. Áureo Ribeiro, Pedro Paulo, Laura Carneiro, Bandeira de Mello e Altineu Côrtes estão entre as lideranças que assumiram o compromisso de votos nele.

Na reunião, o paraibano ouviu demandas sobre pontos diversos, que foram desde a liberação de emendas parlamentares à aprovação de leis que dizem respeito à segurança pública. E Motta não se reuniu com os deputados do Rio por enquanto. É do território fluminense que saiu aquele que, até o momento, é o seu único adversário na disputa: o deputado Pastor Henrique Vieira, do PSOL.

Motta tem se encontrado com todas as bancadas regionais e com as comissões temáticas. A expectativa é de que ele seja eleito por ampla maioria, nas eleições que ocorrerão em fevereiro do ano que vem. Como sinal de respeito, o deputado Pedro Paulo publicou, após a reunião:

“Hoje, foi dia de encontro da Bancada do Rio com o Deputado Federal Hugo Motta, futuro Presidente da Câmara dos Deputados. Apresentei sugestões para maior eficácia, qualidade e transparência do trabalho no legislativo”.


Castro vai a Brasília e volta com Propag aprovado

Foi intensa, a semana de negociações do governador do Rio, Claudio Castro, em Brasilia, para onde rumou, com o objetivo de aprovar o Propag – projeto que cria bases mais palataveis para o pagamento das dívidas do estado. Ao lado do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, Castro brigou pela redução dos juros de pagamento e acompanhou a votação ao lado do presidente da Câmara, Arthur Lira.

A ida a Brasília, é claro, também trouxe alguns constrangimentos. Castro ficou frente a frente com o deputado Alexandre Ramagem, seu correligionario, com quem trocou farpas durante a eleição. Ele também ouviu desaforos do deputado Glauber Braga, que disse no púlpito do Congresso, diante do governador, que ele não é “merecedor de sentar na cadeira do Palácio Guanabara”. Apesar do climão, Castro de manteve calmo.


Paes ganha aliado em Brasília

Quem voltará a trabalhar como deputado federal a partir do ano que vem é o secretário municipal de Cultura, Marcelo Calero. Com isso, o prefeito Eduardo Paes ganha um aliado no Congresso para a aprovação de projetos.

Ah, quem esteve no Congresso esses dias foi Renan Ferreirinha, o secretário de Educação. Ele foi relator na CCJ da Câmara e aprovou o projeto de lei sobre celulares na escola. Foi elogiado pela relatoria.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Três praias de Saquarema conquistam o selo Bandeira Azul

A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…

15 horas atrás

CREA-RJ defende retomada da Linha 3 do metrô

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…

16 horas atrás

Jonas Dico é eleito prefeito de Três Rios

A população de Três Rios, na Região Serrana, foi às urnas neste domingo (5) escolher…

22 horas atrás

FlaMaster vence amistoso em Paulo de Frontin

Por Marcos Vinicius Cabral Com gols de Zé Roberto, Marcos Denner e Nelinho, o FlaMaster…

22 horas atrás

Transplantes no Rio somam 807 no semestre

O Rio de Janeiro realizou 807 transplantes de órgãos e tecidos no primeiro semestre de…

23 horas atrás

Campanha de Multivacinação começa em Nova Iguaçu

A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira…

23 horas atrás