Com a proximidade das festas de fim de ano aumenta o movimento nas estradas
*Por Tamima de Souza
Em uma conversa com militares do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro me disseram que a principal causa dos chamados de socorro são os sinistros de trânsito, maior, inclusive, que de incêndios.
Deu aquela sensação estranha dos filmes hollywoodianos estarem nos enganando, já que, acredito que não só a minha, mas maior lembrança dos filmes é de bombeiros apagando incêndios em prédios em chamas, pulando em janelas, carregando criançinhas com labaredas atrás. É o topo desse ranking não é aquilo que imaginávamos. Qual será o motivo dessa virada de chave malévola? Educação, fiscalização, boa sinalização, respeito, segurança, entre outros já me vêem a mente.
Claro que tem, também, a questão do motorista periódico, o que apenas dirige nos fins de semana, nos feriados, no fim de ano. Esse motorista não costuma ter a mesma experiência dos demais motoristas e, por negligência ou imprudência, pode não ter a mesma educação, respeito e segurança à lei de trânsito.
É claro que o motorista experiente, comete muitos erros, em especial aquele que ao adentrar no veículo se torna um piloto e esquece que nesses períodos a atenção deve ser dobrada. Além disso, não tem como não se falar dos veículos em a devida manutenção.
Todo ano é sempre a mesma coisa, nas rodovias sempre tem um veículo parado por falta de manutenção, então, vamos torcer pra nem eu nem você sermos os próximos a parar nos acostamentos por falta da devida manutenção.
Mas, chegou o último mês do ano, vamos todos festejar, seja você dessa, daquela ou de nenhuma religião, vamos todos nos reunir com quem amamos, para espalhar amor e felicidade.
Vamos curtir das festas. Boas festas e nos vemos ano que vem.
*Tamima de Souza, advogada, é sócia da sociedade Armando de Souza Advogados e presidente da Comissão de Trânsito e Mobilidade Urbana do Instituto do Advogados Brasileiros (IAB Nacional).
Quer sugerir temas para esta coluna? Encaminhe um email para redacao@conexaofluminense.com.br.
A Prefeitura de Piraí, no Sul Fluminense, anunciou a criação da Secretaria Municipal de Turismo,…
A Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Habitação, abriu um novo período…
A campanha de vacinação contra a gripe começa nesta quarta-feira (2), em Mesquita, cidade da…
A Prefeitura de Niterói, no Leste Fluminense, inaugurou duas praças para bebês no bairro do…
A Secretaria de Saúde de Maricá, no Leste Fluminense, ressalta os procedimentos que envolvem o…
*Por Professor Hélvio Costa O tempo é justo Quanto tempo ainda temos? Na verdade, nem…