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Marketing & Sinergia

Tudo em marketing funciona em sinergia, do marketing tradicional até os tempos atuais de pura erupção do marketing digital.

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25 de junho de 2024
Marketing & Sinergia
Sem sinergia não há desenvolvimento de marketing nos negócios.

*Por Daniel Lascani

Uma das palavras mais poderosas dos estudos de marketing é o consagrado termo: sinergia.
Tudo em marketing funciona em sinergia,desde o período histórico do marketing tradicional até os tempos atuais de pura erupção do marketing digital.

Em termos de marketing tradicional,antigamente, uma empresa já promovia seus produtos em sinergia. Por exemplo, grupos como Mcdonalds já anunciavam, de forma massificada em rádios, emissoras de TV,portais de internet, revistas, jornais,outdoors, dentre outros formatos históricos tradicionais.

Depois, com a massificação da internet, a mesma sinergia que antes acontecia no mundo físico se transferiu quase que totalmente para o meio digital. Uma nova sinergia nasceu dentro da internet,em redes sociais, anúncios de google, portais de notícias, páginas de e-mail, dentre outras.

O advento digital revolucionou os formatos de marketing, democratizou o mercado de publicidade, barateou de forma massacrante o custo de sinergia em comparação aos formatos antigos, e, sobretudo, inaugurou uma nova era chamada marketing digital,que, ainda engendrou o que chamamos também de marketing de conteúdo.

Em termos de marketing pessoal, esta revolução foi ainda maior, porque tal sinergia na rede permitiu que pessoas se tornassem uma marca da mesma forma que uma grande empresa. Inicialmente, a internet permite sinergia gratuita para qualquer marca, seja para uma empresa ou seja para você.

Neste momento, qualquer pessoa em qualquer lugar do planeta pode inaugurar em algumas horas mais de 10 contas em diferentes redes sociais, com perfil profissional ou pessoal, vendendo ou não algum produto/serviço, sem pagar absolutamente nada por isso.

As marcas abrem suas contam e monitoram o feedback de seus clientes em todas as redes.Portanto, em um contexto orgânico o marketing digital é de graça e quase todas as empresas possuem uma conta em cada rede social. A única diferença é que muitos investem em anúncios pagos de acordo com suas condições financeiras.

O McDonalds, por exemplo, anuncia, em sinergia, tanto física quanto digital, bem como na lateral de nosso e-mail, na contracapa de uma revista, na televisão, nas ruas, – para quando você pensar em sanduíche seu cérebro trazer a imagem da marca bem em sua mente.

Da mesma forma, se um vendedor falar bem de seus produtos em um vídeo de Instagram, em um texto de WhatsApp, em uma ligação comercial, – quando o cliente pensar no produto em questão, naturalmente, será este o vendedor lembrado como uma marca na mente deste cliente.

O mesmo fenômeno de sinergia que acontece com uma grande marca pode acontecer qualquer um de
nós, desse que se promova sinergia. O marketing digital remontou os formatos de marketing, mas as premissas primordiais são as mesas. O que acontecia no mundo físico acontece também na rede, e
os efeitos produzidos por uma marca também pode ser reproduzido por uma pessoa, seja no mundo físico seja nas redes.

Portanto, excelente sinergia, física e digital!


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Daniel Lascani é palestrante, consultor empresarial, publicitário pós-graduado em Psicologia Analítica, docente na Unicreci – Creci-RJ e da Elerj – Alerj, e diretor do Instituto Lascani